MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Prognóstico de chuvas definiu suspensão do racionamento em Bagé

Em 09/04/2024 às 16:00h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Prognóstico de chuvas definiu suspensão do racionamento em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Deividi Leonel

"Estamos adiando o início do racionamento graças às chuvas ocorridas e às previsões favoráveis", afirma Elizandra Echevarria, engenheira química do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) e membro da comissão de enfrentamento à seca e estiagem. Segundo ela, aproximadamente mais 100 milímetros são esperados até a próxima segunda-feira, o que influenciou na decisão de suspender temporariamente o racionamento preventivo, previsto para ser implantado segunda-feira, dia 8. No entanto, ela adiantou que a comissão estará novamente reunida após esse período para reavaliar a situação e estabelecer novas diretrizes.

Os dados pluviométricos do mês de abril mostram um acumulado de 47,8mm, significativamente abaixo da média histórica de 111,1mm para o período. A situação dos principais mananciais da região também preocupa: a Sanga Rasa está com um nível 4,30 metros abaixo do normal, enquanto o Piray está 0,90m aquém do normal, enquanto a Emergencial está cheia.

A formação da Comissão de Enfrentamento à Seca e Estiagem foi uma resposta às preocupações com as condições meteorológicas, especialmente diante da iminente chegada do fenômeno La Niña, previsto para julho, o que poderá acarretar períodos prolongados de estiagem. Elizandra enfatizou que todas as decisões da comissão são baseadas em estudos meticulosos, incluindo a batimetria, que avalia o volume real de água disponível nos mananciais. "Esse estudo indicou que o nível de alerta para a adoção de providências é de 4 metros", esclareceu.

Dessa forma, a partir dos 4 metros, já se faz necessário considerar o racionamento e implementar medidas de economia de água. A comissão foi formada quando o nível estava em 3,90m, ressaltando a importância da antecipação diante de prognósticos negativos.

Entre as medidas preventivas já em vigor, destacam-se a intensificação das campanhas de conscientização sobre o uso racional da água em todos os setores da autarquia, atividades de educação ambiental em parceria com as escolas do município, e a realização de fiscalizações educativas em casos de denúncias de desperdício de água, com orientações sobre o uso responsável do recurso.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br