MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Caminho da Luz já atendeu mais de mil pessoas através do TEAcolhe

Em 05/04/2024 às 07:30h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Caminho da Luz já atendeu mais de mil pessoas através do TEAcolhe | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Ação iniciou em outubro de 2023 | Foto: Divulgação

Abril é o mês de conscientização sobre o autismo e o Caminho da Luz está realizando várias atividades na instituição e em parceria com outras entidades. Os eventos servem para destacar a importância da conscientização da comunidade regional sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

O Caminho da Luz é referência no atendimento a pessoas com o transtorno para os seis municípios que integram a 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (Bagé, Aceguá, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul), através do programa estadual TEAcolhe. Na atualidade, a instituição atende 131 pessoas e 580 consultas mas já passaram pelo programa mais de mil pessoas desde o inicio de outubro de 2023, quando iniciou o trabalho. A meta é chegar a 150 pessoas e 1,2 mil consultas por mês, com  o aumento progressivo até atingir o total.  

Conforme a coordenadora do programa, Melina Brito Gomes, o Caminho da Luz é, atualmente, é um Centro de Referência de atendimentos em saúde de pessoas com autismo e, para isso, conta com uma equipe completa, multidisciplinar, para atender pessoas com diagnóstico de autismo ou em investigação ou hipótese diagnóstica.

Segundo Melina, o encaminhamento é via Secretarias de Saúde dos municípios, através do Sistema de Gerenciamento de Consulta Especializada (GERCON), mediado pelo o Governo do Estado. “O Centro de Atendimento foi selecionado, através de edital público do projeto apresentado pelo Caminho da Luz”, conta.

Além do Centro de Atendimento, a instituição é referência em matriciamento regional, onde a equipe vai até os municípios realizar atividades, palestras, rodas de conversas com pais, professores e profissionais.”Temos dois centros de referência, um de matriciamento e um de atendimento”, comenta. A coordenadora destaca que as consultas são realizadas com cada pessoa que chega no local através de uma avaliação dos profissionais. “A medida que são necessárias as vagas, são encaminhados através do sistema estadual”, relata. 

Políticas públicas

O presidente do Caminho da Luz, José Artur Maruri dos Santos, reforça a importância das políticas públicas estaduais em prol do autismo. Ele cita, como exemplo, a Lei de 2019, do deputado estadual Eduardo Loureiro, que reforça toda a política pública pró- autismo, além de tudo que já foi instituído no TEAcolhe e se espalha em nível estadual e na região da Campanha. 

Santos ressalta que o Centro de Atendimento em Saúde e o Centro Regional de Referência do Autismo funcionam no Caminho da Luz e o fato abriu portas, inclusive para realizar convênios com os municípios vizinhos, além do próprio TEAcolhe, que repassa um valor mensal de R$ 70 mil ao Caminho da Luz para custear o atendimento à população regional. Entre as especialidades ofertadas estão Psicologia, Neuropediatria, Psiquiatria, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicopedagogia, Serviço Social, Psicomotricidade e Fisioterapia. 

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br