MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Racionamento preventivo deve gerar economia de 10% no abastecimento

Em 03/04/2024 às 08:56h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Racionamento preventivo deve gerar economia de 10% no abastecimento | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Medida inicia na próxima segunda-feira | Foto: Deividi Leonel

Em meio a uma nova crise de estiagem, o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) anunciou, na segunda-feira, 1º, a implantação de esquema de racionamento preventivo. A iniciativa, além de ser uma medida de precaução, visa mitigar os impactos da falta de chuvas e dos baixos níveis das barragens, com uma promessa de economia significativa: segundo dados da Estação de Tratamento de Água, a medida pode gerar uma economia em torno de 10% no consumo de água.

Vale destacar que nos últimos 19 anos, a cidade enfrentou dez racionamentos, evidenciando uma história em meio à constante escassez hídrica. Em 2023, o racionamento perdurou todo o primeiro semestre do ano. Contudo, por se tratar de uma manobra preventiva, o Daeb não contabiliza o racionamento preventivo junto aos racionamentos "oficiais".

Agora, o racionamento preventivo será implantado a partir do dia 08 de abril, com interrupção diária no abastecimento das 23h às 5h em toda a cidade. Esta medida busca responder aos índices pluviométricos abaixo da média dos últimos três meses, com déficits que já ultrapassam os 100 milímetros. O calor intenso dos últimos meses também contribuiu para a situação, acelerando a evaporação das reservas hídricas.

As barragens, que representam a principal fonte de abastecimento da cidade, estão registrando níveis preocupantes. A Sanga Rasa encontra-se 4,30 metros abaixo do normal, enquanto a barragem do Piraí apresenta um déficit de 1,20 metro. 

Apesar desses desafios, há uma perspectiva otimista para os meses seguintes. Segundo o Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, o prognóstico para o outono de 2024 sugere a ocorrência de precipitações regulares, embora as temperaturas devam permanecer acima da média no Rio Grande do Sul. Espera-se que abril e maio tragam chuvas próximas da normalidade, com volumes ligeiramente inferiores nas regiões Norte e Noroeste. Já em junho, as previsões indicam chuvas acima da média em todo o estado.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br