MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Daeb anuncia racionamento preventivo a partir do dia 8

Em 01/04/2024 às 11:18h

por Redação JM

Daeb anuncia racionamento preventivo a partir do dia 8 | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

A partir do dia 8 de abril, o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) iniciará um racionamento preventivo de seis horas diárias, das 23h às 5h. De acordo com anúncio feito na manhã desta segunda-feira, dia 1º, toda cidade terá o abastecimento interrompido durante este horário. A autarquia repete, desse modo, a medida de cautela tomada em janeiro do ano passado, que garante que todos os bairros recebam água durante o dia, mantendo suas atividades rotineiras.

"O racionamento preventivo está sendo estabelecido em vista do agravamento da estiagem na região. Há três meses, o índice de chuvas na cidade fica abaixo da média. Em janeiro, foram registrados, na Estação de Tratamento de Água (ETA), 77,9 milímetros de precipitação. Em fevereiro, foram apenas 41,4 milímetros. Já em março, foram observados 116,4 milímetros de chuva. O déficit hídrico, neste primeiro semestre, já alcança mais de 100 milímetros. A situação foi agravada com as ondas de calor intenso ocorridas nos últimos meses, com alguns dias chegando a temperaturas próximas aos 40 graus.
Diante deste cenário, as barragens já apresentam níveis preocupantes. A Sanga Rasa está 4,30 metros abaixo do normal. Já a barragem do Piraí está 1,20 m negativos. E o agravante é o fato de as previsões meteorológicas não serem favoráveis, pois indicam a ocorrência do fenômeno La Niña para o início do inverno, trazendo ainda mais riscos de estiagem nas áreas do Sul do Brasil", menciona comunicado oficial do Daeb.

Além do racionamento preventivo, a autarquia também já está tomando outras medidas para amenizar a situação, como a colocação de um Booster (estação pressurizadora) para impulsionar a chegada da água no Ivo Ferronato, região considerada “ponta de rede”. Além disso, será realizado, diariamente, o abastecimento no reservatório do bairro Floresta através de caminhão-pipa, pois este bairro também é afetado em épocas de racionamento.

O Daeb ressalta que o racionamento preventivo busca diminuir o consumo e desperdício de água a fim de que as reservas hídricas não baixem ainda mais, o que pode resultar no aumento de horas de suspensão do fornecimento. Também é importante neste momento o uso racional da água por parte da população. Cuidados de economia de água são fundamentais.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br