MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Centro de Parto Normal deve ser instalado no bairro Getúlio Vargas

Em 24/03/2024 às 17:00h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Centro de Parto Normal deve ser instalado no bairro Getúlio Vargas | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Unidade deve ser instalada ao lado do CER III, que está em obras | Foto: Felipe Valduga

Considerada a principal novidade para Bagé dentro dos anúncios para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Ministério da Saúde, Centro de Parto Normal (CPN) será instalado no bairro Getúlio Vargas, de acordo com detalhado pelo secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Ronaldo Hoesel.

O CPN, adiantou Hoesel, será erguido ao lado do Centro Especializado em Reabilitação (CER III), que é erguido na área onde, anos atrás, funcionou a Escola Estadual Mário Quintana. O secretário menciona que, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, é necessário ter uma maternidade hospitalar em uma área com distância de até 20 minutos do local. Assim, o terreno foi cuidadosamente selecionado, levando em consideração a acessibilidade, a propriedade pública do terreno e a necessidade de atender uma região que enfrenta desafios significativos, como altas taxas de mortalidade infantil.

Essas unidades de saúde são destinadas ao atendimento do trabalho de parto, parto, puerpério e cuidados com recém-nascidos de risco habitual. O objetivo é oferecer à população um ambiente seguro e acolhedor para o nascimento de seus filhos, promovendo uma assistência ao parto que respeite a fisiologia da gestação e minimize intervenções médicas desnecessárias.

O projeto do CPN foi submetido juntamente com o de uma Policlínica, mas apenas o CPN foi contemplado com a verba do PAC Seleções, no valor de R$ 3 milhões. Hoesel destaca a importância do Centro para a região, especialmente para reduzir os índices de mortalidade infantil e oferecer um serviço de saúde mais abrangente e humanizado. “Essa demanda é baseada na identificação de um grande número de procedimentos de cesarianas feitas na cidade. Cerca de 80% dos partos são realizados nesse modelo. O Ministério da Saúde preconiza um percentual de apenas 16% a 20% de partos que devem ser feitos com cesarianas. A estrutura contará com cinco leitos e oferecerá uma excelência em atendimento antes, durante e depois do parto normal”, salientou o secretário de Saúde.

Hoesel revelou, ainda, que o próximo passo será a elaboração dos projetos arquitetônicos e funcionais, além da aprovação e liberação dos recursos para a construção do CPN. Com cinco leitos, o Centro de Parto Normal será uma unidade de saúde dedicada ao atendimento de partos de risco habitual, fora do ambiente hospitalar, priorizando uma abordagem natural e humanizada.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br