MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Rajadas de vento em Bagé chegaram a 69km/h e causaram estragos em vários bairros

Em 21/03/2024 às 11:42h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Rajadas de vento em Bagé chegaram a 69km/h e causaram estragos em vários bairros | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Arvore caida na rua Brasilia Mascarenhas de Moraes.Foto: Divulgação Corpo de Bombeiros

A chuva e o vento forte que atingiram o Rio Grande do Sul na madrugada desta quinta-feira, dia 21, causaram vários estragos, também, em Bagé. O vento, conforme a Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica, chegou a 69km/h no município e a chuva, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foi de 41,2 mm até o início da manhã. Cidades contabilizam estragos e mais de 1 milhão de pessoas ficou sem energia no Estado. 

Em Bagé, o Corpo de Bombeiros registrou o pedido de retirada de sete árvores, uma colocação de lona, e reparo de postes de energia que foram atendidos durante a madrugada. “Estamos recebendo solicitação de lona, mas esse material é entregue pela Defesa Civil. O Corpo de Bombeiros somente faz a colocação, caso necessário, mas não temos lona para distribuição”, informou.

De acordo com o relatório da Defesa Civil e da Guarda Municipal, foram realizados atendimentos na Rua Melanie Granier com a Ari Silveira Dias; no Habitar Brasil, na Rua 800; e desobstrução de vias retirada de galhos e árvores caídas na área central. Além disto, ajustes de sinalização ocorreram em três postes caídos na Rua Domingos G. Mércio e na Rua Bagé com Cantalício Barbosa; 

O secretário de Segurança e Coordenador de Defesa Civil de Bagé, Everton Kaupe, destacou o atendimento inusitado de um popular que parou a guarnição da Guarda Municipal pedindo ajuda. Ele utilizava um concentrador de oxigênio que parou por falta de energia elétrica, sendo conduzido até o Pronto-Socorro. Kaupe ressalta que, até  5h45min, 80% da cidade estava sem energia elétrica. “Muitas pessoas pedem lona para guardar em cada, caso necessário, mas só estamos entregando para quem realmente precisa”, comentou.

Até as 10h45min desta quinta-feira, a Zona Oeste  (Floresta, Santa Cecília, Menino Deus, Vila Gaúcha, Arredores da Praça das Carretas), Bairro Tiarajú, Prado Velho, Moriá, Ebenezer, Passo das Pedras, Brum, Tupã, Arvorezinha (que registrou queda de postes na Avenida Attila Taborda), algumas partes do centro, Avenida  Santa Tecla, continuavam sem energia elétrica. 

Outro problema registrado foi a falta de sinal de celular, em operadoras como Vivo e Claro. Algum possível atraso no atendimento para a mitigação dos danos ocorreu em decorrência de o telefone 153 ter tido um problema temporário de funcionamento, retornando a funcionar a partir das 03h40. O relatório da Defesa Civil destaca ainda que a telefonia móvel não está em pleno funcionamento, causando transtornos referentes ao uso de cartões, pix e métodos de pagamento digital.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br