Região
Aguia Fertilizantes apresenta informações complementares à Fepam sobre projeto em Lavras do Sul
Processo de licenciamento de instalação chega à última etapa e a expectativa é de que a empresa comece a operar em até doze meses após a concessão da LI
por Redação JM
A Aguia Fertilizantes comunicou que apresentou, na última semana, informações complementares sobre o pedido de Licença de Instalação (LI), solicitadas pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental do Rio Grande do Sul (Fepam). Os estudos compartilhados com a entidade contemplam detalhes relacionados ao meio ambiente, incluindo dados sobre o ambiente biótico e físico, além de aspectos socioeconômicos e informações sobre a área em que a unidade será instalada.
“Estamos extremamente orgulhosos do trabalho que tem sido feito até agora. O desenvolvimento do nosso Projeto Fosfato Três Estradas seguirá as mais rigorosas e modernas normas de Governança Ambiental e Social. Acreditamos na seriedade dos processos de licenciamento e estamos comprometidos em mostrar que temos um projeto ambiental diferenciado, que prevê a implementação de práticas sustentáveis e ambientalmente amigáveis", destaca Fernando Tallarico, CEO da Aguia.
Os levantamentos, de acordo com a empresa, foram realizados com o apoio de consultores internacionais, que auxiliaram na comprovação de que os planos e programas de gestão ambiental atendem a todos os critérios do Plano Básico Ambiental (PBA). Ao todo, mais de 130 técnicos, com conhecimento em 30 especialidades, participaram da execução dos estudos ambientais. O processo foi realizado ao longo de 385 dias e contou com a participação ativa da comunidade por meio da realização de nove encontros temáticos e de entrevistas com representantes locais.
A expectativa é de que, a partir da concessão da LI, a Aguia comece a operar em até doze meses. Após o término das obras de instalação da unidade de processamento e da concessão da Licença de Operação (LO), a empresa terá capacidade de fornecer ao mercado 300 mil toneladas de fertilizantes fosfatados por ano, o que corresponde à cerca de 15% da atual demanda do Rio Grande do Sul. “A guerra da Rússia com a Ucrânia evidenciou a dependência do Brasil por fertilizantes importados. Estamos na iminência de uma crise alimentar global. Nós temos condições de contribuir para amenizar esse cenário e auxiliar no fortalecimento do agronegócio nacional”, reforça Tallarico.
Sobre a Aguia
A Aguia Fertilizantes S.A é uma empresa de pesquisa e desenvolvimento de projetos de produção de fosfato no Brasil, que faz parte da Aguia Resources Limited, companhia do segmento de mineração com sede em Porto Alegre (RS), listada na bolsa de valores de Sydney (Austrália). Seu principal projeto é o Fosfato Três Estradas, localizado no município de Lavras do Sul - RS, e terá capacidade de produzir anualmente cerca de 300 mil toneladas do seu fertilizante de fosfato natural, o Pampafos. O objetivo da empresa é atender o mercado agropecuário brasileiro, mais especificamente as demandas do insumo para produtores do estado gaúcho.