MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

CTG 93 lança concurso de redação para celebrar 70 anos

Em 09/08/2022 às 11:50h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

CTG 93 lança concurso de redação para celebrar 70 anos | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Temática principal é “Quem não sabe de onde vem, não sabe para onde vai” Foto: Reprodução /JM

Com o objetivo de divulgar, promover e comemorar os 70 anos de fundação, o CTG 93 organizou um concurso de redação que envolve as redes pública e privada de ensino da cidade. O concurso conta com premiação para alunos, professores e diretores das escolas. Inclusive, o convite foi entregue à Secretaria Municipal de Ensino, Coordenadoria Regional de Educação, Fundação Bradesco, IFSUL Câmpus Bagé, Colégio Auxiliadora e Colégio Espírito Santo.

Na competição, que será voltada para estudantes das séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, deve ser abordada a importância de manter viva a cultura do gaúcho como forma de preservar valores e tradições que garantirão a continuidade desta história. A temática principal é “Quem não sabe de onde vem, não sabe para onde vai”.

A professora Eduarda Botelho Vieira Polino é responsável pela coordenação do concurso, que deve encerrar inscrições no dia 15 de agosto. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (53) 999762696.

Setenta anos cultuando a tradição em Bagé

Em 9 de setembro de 1952, lideranças do campo e da cidade de Bagé, preocupadas em conservar e cultuar as tradições, reuniram-se no antigo Clube Recreativo com a intenção de criar um Centro de Tradições Gaúchas em Bagé, tendo Aristides Milano como mobilizador. 

O CTG em Bagé foi criado com autonomia, portanto não filiado ao CTG “35” de Porto Alegre - até hoje não é filiado ao Movimento Tradicionalista Gaúcho. Suas regras são os usos e costumes ancestrais oriundos do campo.

O primeiro Patrão foi o Dr. Jaime Tavares, que realizou duas gestões consecutivas. Por reunir famílias “maragatas” (federalistas) e “pica-paus” (republicanos) a escolha de algum nome de um personagem histórico, poderia não agradar a um dos lados, por isso foi escolhido o nome do CTG “93” (alusivo ao nome da Revolução Federalista de 1893).

Esse nome foi proposto por João Paes Vieira, acreditando que agradaria todos e foi aceito por unanimidade. O símbolo da bandeira foi desenhado pelo Dr. Áttila Sá Siqueira, conhecido desenhista que fez a soiteira do mango enrolado à bainha da adaga e colocando a cuia e a bomba sobre as cores da bandeira do RS. O mate representa a hospitalidade, a adaga o passado guerreiro de defensor de fronteira e o mango a atividade econômica.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br