MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Caminhada luminosa de Nossa Senhora Auxiliadora acontece nesta terça-feira

Em 24/05/2022 às 09:45h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Caminhada luminosa de Nossa Senhora Auxiliadora acontece nesta terça-feira | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Santa é co-padroeira de Bagé | Foto: ArquivoJM

A Igreja da Auxiliadora está em processo de preparação para procissão de Nossa Senhora Auxiliadora que, após dois anos, volta a ocorrer em forma de caminhada. A celebração acontece nesta terça-feira, dia 24, e, ao longo da data, serão realizadas quatro celebrações religiosas na Paróquia: às 8h, às 10h, às 15h e às 17h30min, com a procissão na sequência. A programação iniciou no dia 15 de maio com a novena e encerra dia 31, com a coroação da santa. O tema deste ano é 'Nossa Senhora Auxiliadora, educai-nos para a paz!'.

De acordo com o pároco da Auxiliadora, Frei Juan Miguel Gutiérrez Méndez, a realização da caminhada se funde à tradição de colocar velas nas janelas das residências que se mantêm na cidade, desde 1943, quando o padre Edgard Aquino Rocha solicitou que a população apagasse as luzes das residências e deixasse apenas uma vela na janela, pedindo que os soldados voltassem com vida da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). “Este ano pediremos que a mãe Auxiliadora interceda pela Saúde e Paz Mundial”, disse.

Conforme o religioso, o trajeto da caminhada sairá da frente da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, seguirá até a Avenida Presidente Vargas, dobra em direção à Avenida Sete de Setembro, por onde segue até a rua General Neto, até acessar a Marechal Floriano, em direção à Igreja Auxiliadora, onde encerra.

O frei salienta que a paróquia estará aberta desde às 6h e também estarão sendo comercializados os tradicionais pasteis, as velas votivas e capelinhas da Nossa Senhora. “Os valores arrecadados serão revertidos para a manutenção do telhado e do templo”, relata.

 Renovação da Fé

O bajeense Luiz Onofre Machado Meira, de 72 anos, que vive em Porto Alegre desde 1966, retorna à cidade natal anualmente para a celebração de Nossa Senhora Auxiliadora. Ele chegou ao município neste domingo e já realizou uma visita à paróquia. Meira salienta que a vinda a Bagé para a procissão já é tradicional. Durante os dois anos de pandemia em que o acesso era restrito, não veio, mas manteve a tradição de acender uma vela na janela de sua residência, na capital gaúcha.

Meira conta que foi aluno do Colégio Auxiliadora e chegou a coroinha, auxiliando o então Padre Hugo por vários anos. “Este é um momento de renovar a fé. É um processo pessoal e muito especial. Sempre que venho me renovo”,  comenta.

Católico por devoção, o bajeense, que é servidor público aposentado, e hoje preside a Cooperativa de Crédito dos Servidores Públicos Estaduais do Rio Grande do Sul (Servicoop) e Saúde PAS Medicina & Odonto, aproveita a vinda a Bagé para visitar parentes e amigos. "Renovo a fé e mato a saudade das pessoas”, completa.

Programação

8h - Frei Carlos Reis Freitas

Liturgia: Terço dos Homens

Animação:  Fr. Flávio

10h: Frei Eudes Roque Zanon

Liturgia: Catequese

Animação: Sávio

15h: Frei Juan Miguel Gutiérrez Méndez

Animação: Ana M Delabary

Liturgia: ADMa                     

Missa festiva às 17h30min: Dom Frei Cleonir Paulo Dalbosco

Animação: Coral

Liturgia: Maria de Lourdes

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br