MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Abastecimento de água será normalizado neste sábado

Em 30/04/2022 às 07:30h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Abastecimento de água será normalizado neste sábado | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Barragem recuperou mais de três metros nos últimos três dias Foto: Deividi Leonel

Após mais de 208 milímetros de chuva registrados durante a semana, o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) anunciou que irá encerrar, neste sábado, dia 30, o esquema de racionamento iniciado em janeiro. O fim do rodízio de abastecimento - que escalou de seis para 12 horas no decorrer de 67 dias - deve garantir uma vazão de 32 mil m³ por dia de água tratada. Esse índice é relativo à média de consumo em período de abastecimento normal, durante o inverno. 

Com a intensidade das precipitações da última semana, as barragens registraram bons níveis de recuperação. A Sanga Rasa, por exemplo, aumentou 3,30 metros - no momento, ela está 2,80 metros abaixo da normalidade.Vale lembrar que quando teve início o racionamento de 12 horas, o maior reservatório do município estava 4,30 metros aquém do nível máximo. Já a Barragem Emergencial está cheia e a do Piraí apenas dez centímetros abaixo da normalidade.

Nas últimas duas semanas, o município registrou 208,9mm de chuva - índice 114.25% superior à média histórica do mês de abril, de 97,5 milímetros. Nos últimos meses, a média de precipitações tem se mantido entre 93,1mm e 112mm.

Inclusive, o mês de abril deve fechar com índice ainda maior, já que o final de semana promete ser chuvoso. “Queremos agradecer à população por toda a compreensão ao longo deste período. Tivemos que racionar para a água não acabar. Não medimos esforços para que o sistema continuasse funcionando apesar da grande estiagem que passamos. Não somente nós, mas grande parte do Estado”, afirmou Franco Alves, diretor do Daeb. Ele ressalta, contudo, a importância de todos continuarem fazendo a sua parte, evitando permanentemente os desperdícios de água.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br