MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Racionamento de água termina sábado em Bagé

Em 29/04/2022 às 11:36h

por Redação JM

Racionamento de água termina sábado em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Deividi Leonel

Graças ao retorno das chuvas e das medidas realizadas pelo Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) para evitar o colapso no abastecimento, chega ao fim, neste sábado, dia 30 de abril, o racionamento na cidade. Foram 67 dias de rodízio de abastecimento, com a cidade dividida em dois setores, cada um recebendo água 12 horas por dia. Porém, desde janeiro, o município já estava passando por um racionamento preventivo, de seis horas diárias, durante a madrugada.

A precipitação que ocorreu no mês foi fundamental para a decisão do término do racionamento. Segundo a Estação de Tratamento de Água (ETA), foram registrados 208,9 milímetros em abril, mais que o dobro da média histórica, que é 97,5 milímetros.

Este cenário proporcionou a recuperação das barragens da cidade. O volume da barragem da Sanga Rasa aumentou, nos últimos dias, 3 metros e 30 centímetros. Assim, nesta sexta-feira, dia 29, ela está 2,80 metros abaixo do normal. Quando iniciou o racionamento de 12 horas, este reservatório estava 4,30 metros aquém do nível máximo. A Barragem Emergencial está cheia e a do Piraí apenas dez centímetros abaixo da normalidade.

“Queremos agradecer à população por toda a compreensão ao longo deste período. Tivemos que racionar para a água não acabar. Não medimos esforços para que o sistema continuasse funcionando apesar da grande estiagem que passamos. Não somente nós, mas grande parte do Estado”, afirma Franco Alves, diretor do Daeb. Alves ressalta a importância de todos continuarem fazendo a sua parte, evitando permanentemente os desperdícios de água.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br