Cidade
Bagé imuniza cerca de 150 pessoas por dia com dose de reforço
por Jaqueline Muza
A imunização da dose de reforço em pessoas acima dos 18 anos que receberam a segunda dose há cinco meses avança em Bagé. O município está aplicando em torno de 150 a 200 doses por dia. A procura, conforme o secretário adjunto de Saúde e Atenção a Pessoa com Deficiência, Ricardo Necchi, está sendo correspondente ao período em que foi aplicada a D2.
De acordo com Necchi, o município aplicou, até agora, cerca de 200 mil doses de vacina e a digitação das imunizações no vacinômetro do Governo Estadual foi reforçada. “Conseguimos colocar em dia as imunizações até novembro. Agora, a defasagem é de cerca de um mês”, disse.
Necchi salienta que, atualmente, houve um aumento no número de casos de Covid-19 em Bagé e, até terça-feira, 149 pessoas estavam em isolamento domiciliar. Ele destaca que esses casos não estão necessitando hospitalização. O secretário adjunto, aliás, afirma que quatro pacientes estão internados e nenhum deles tinha o esquema vacinal completo e isso mostra que mesmo com o aumento de casos não há necessidade de internação porque os pacientes têm menor gravidade. “As pessoas permanecem em casa e muitos sem sintomas”, afirma.
Conforme Necchi, as pessoas que internaram e morreram não tinham o esquema vacinal completo. Ele destaca que, na atualidade, a Covid-19 grave é uma doença de pacientes não vacinados. "Precisamos seguir vacinando e aumentando essa parcela de pessoas vacinadas, o que em Bagé já é boa”, comenta. Para ele, todo mundo tem que procurar a vacina e evitar o risco. O médico ainda ressalta que as pessoas não estão mais se cuidando e não evitam o risco, não usam máscara e se aglomeram e isso facilita a contaminação. “Precisamos aumentar a vacinação e incentivar que as pessoas não tenham comportamento de risco”, alerta.