MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Baixo índice de participação motiva prorrogação de votação da Consulta Popular

Em 30/11/2021 às 09:01h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Baixo índice de participação motiva prorrogação de votação da Consulta Popular | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Bagé havia registrado apenas 30 votantes, até ontem Foto: ReproduçãoJM

Na manhã de segunda-feira, dia 29, o Governo do Estado anunciou a prorrogação da votação da Consulta Popular por mais 15 dias. O período de participação popular na definição dos projetos prioritários para o orçamento do próximo ano, encerraria nesta terça-feira, 30. Contudo, a pedido dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), o prazo foi ampliado

A votação iniciou na segunda-feira passada, dia 22; contudo, até o momento, a Consulta tem registrado baixa expressividade de participação. Até segunda, por exemplo, a região contabilizava apenas 469 votos, sendo Candiota o município com o menor índice de votação, com apenas uma participação popular. Bagé também registrou um baixo número de votantes, com 30 participações. Já Aceguá contabilizou 27 votos, 223 em Caçapava do Sul, 30 em Dom Pedrito, 95 em Hulha Negra e 63 em Lavras do Sul.

Vale lembrar que, para garantir a inclusão de recursos no orçamento estadual, é necessária a participação ativa de, no mínimo, 2% do eleitorado na Consulta Popular. Na região, cada um dos dois projetos eleitos devem receber R$ 600 mil, totalizando R$ 1,2 milhão, ao todo. O voto pode ser realizado por meio do aplicativo Colab ou pelo site da Consulta Popular.

Para ampliar a segurança da votação na Consulta Popular, seja pelo aplicativo ou pelo site, o sistema criado para o pleito em 2021 ganhou uma nova camada de segurança, com exigência de informação do número do CPF, título de eleitor e data de nascimento. A iniciativa possibilita mais transparência nas votações e a lisura do pleito.

Após cadastro e com base nas informações prestadas, haverá direcionamento automático para a cédula do Corede correspondente ao domicílio eleitoral. Cada eleitor poderá votar em apenas uma proposta de seu domicílio eleitoral, sendo selecionada aquela com maior número de votos.


 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br