MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Caminho da Luz irá contar com nova gestão a partir de 2022

Tratativas buscam tornar entidade um Comitê Paralímpico Regional

Em 28/11/2021 às 07:50h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Caminho da Luz irá contar com nova gestão a partir de 2022 | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Maruri substitui Ruibar Matos | Foto: Divulgação

O advogado José Artur Maruri irá substituir Ruibar Matos na presidência do Instituto Caminho da Luz, a partir de 2022. A eleição acontece dia 5 de dezembro, às 9h, de forma presencial, na Instituição. Maruri, que integra, atualmente, o Conselho Fiscal da União Espírita, já participou de outras diretorias como vice-presidente e secretário. O futuro presidente do Caminho da Luz tem 36 anos e preside o Conselho Estadual Espirita da 6ª Região, ligada à Federação Espírita Brasileira.

Maruri conta que foi montada uma chapa única com integrantes de vários centros espíritas de Bagé. Ele comenta que integra o Centro Espírita Léon Denis, a vice-presidente será Maria de Ludes também do mesmo centro, a 1ª secretária é Marilia Scardoelli, a segunda secretária Marliza Franz do Bom Samaritano, a primeira tesoureira Nicole Lemos e o segundo tesoureiro, Alessandro do Couto, do Amor e Caridade.  “Formamos um grupo de casas espíritas para realizar a gestão”, disse. O futuro presidente comenta que Matos abriu mão de concorrer ao cargo.

Mesmo antes da eleição, o futuro presidente já participou de agendas em nome da instituição, em Porto Alegre. Um dos encontros ocorreu com o secretário estadual de Esportes e Lazer, Danrley de Deus Hinterholz. A reunião ocorreu com a intermediação do presidente do PSD, em Bagé, Luís Diego Soares. "Pedimos ao secretário Danrley que o Caminho da Luz possa se tornar um Comitê Paralímpico Regional. Recebemos vários esclarecimentos relacionados ao programa Pró-Esporte RS, que está dentro do contexto da Lei de Incentivo ao Esporte", explica José Artur. A instituição conta com um ginásio poliesportivo com medidas oficiais. O sucesso da realização das paralimpíadas do Caminho da Luz durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, com repercussão em nível estadual, é um dos motivos que levaram ao pedido junto à Secretaria Estadual de Esportes e Lazer.

O Pró-Esporte RS é uma iniciativa do Governo do Estado. A secretária, por meio de seus colaboradores e instrumentos digitais, disponibiliza capacitação e apoio na execução dos projetos, que podem buscar a captação de recursos pela Lei de Incentivo ao Esporte.

Na agenda, um encontro no Grande Oriente do Rio Grande do Sul - GORGS. Como integrante da Loja Maçônica Amizade, José Artur - atual 2º Vigilante - e o ex-venerável-mestre José Carlos Costa dos Santos foram recebidos pelo Grão-Mestre em Exercício do GORGS, Antônio Carlos Lampert, e pelo ministro da Administração, Daniel Furtado. Os representantes bajeenses entregaram um projeto do Caminho da Luz a ser direcionado à Fundação São João - entidade sem fins lucrativos, ligada à Maçonaria, que auxilia no desenvolvimento de iniciativas voltadas para as áreas de saúde, educação, previdência e cultura. A intenção é buscar apoio para que a Fundação São João seja co-financiadora do Centro de Referência Especializado no Tratamento do Espectro Autista existente no Caminho da Luz.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br