MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Pedro Terra é eleito Melhor Compositor no Prêmio Açorianos 2021

Em 27/11/2021 às 10:05h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Pedro Terra é eleito Melhor Compositor no Prêmio Açorianos 2021 | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Terra recebeu o troféu de Melhor Compositor de Música Regional nesta semana Foto: Giulian Serafim

Na noite de segunda-feira, o jovem músico bajeense, Pedro Terra, recebeu uma das maiores honrarias voltadas ao setor cultural do Estado – o Prêmio Açorianos de Música. Finalista em duas categorias do gênero Regional - também concorreu a Melhor Intérprete - levou para casa o troféu de Melhor Compositor pelo álbum Canções de Amor à Terra Bruta. A entrega da premiação aconteceu na Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre, exatamente no Dia do Músico.

Aos 30 anos, o jovem destaca a importância do reconhecimento ao trabalho desenvolvido por ele, que concorreu com amigos e ídolos da música regionalista, como Edilberto Bérgamo e Guilherme Collares, também bajeense. “Ser indicado ao lado de grandes artistas, grandes compositores e intérpretes, esse já é um grande prêmio. É uma alegria muito grande estar vinculado a estes nomes que eu tanto admiro”, destaca.

Apesar de jovem, Terra - que foi batizado artisticamente pelo poeta Eron Vaz Mattos - já conta mais de duas décadas de carreira musical. Debutou nos palcos ainda criança, em 1999, no festival 1º Grito do Quero-Quero, ocorrido em Herval do Sul. A partir de então, começou a realizar  apresentações em festivais de folclore no vizinho país Uruguay. Desde então, já colaborou com diversos expoentes da música gauchesca, tendo participado como violonista, gaiteiro, contrabaixista e arranjador em mais de 10 álbuns, desde 2001. 

O trabalho premiado, “Canções de Amor à Terra Bruta”, foi lançado neste ano, trazendo um conteúdo quase inteiramente autoral, com parcerias de artistas e músicos. Terra explica que o álbum é uma homenagem ao seu pago, ao homem do campo e ao povo rio-grandense. 

Embora a formação artística de Pedro Terra seja alicerçada na música regional gaúcha, as doze faixas que compõem o álbum entregam influências dos folclores argentino e uruguaio e também de estilos universais, como MPB (Música Popular Brasileira), Jazz e Rock. “Eu cresci escutando Mano Lima, Noel Guarany, Cenair Maicá, Osíris Rodrigues Castillos, Athaualpa Yupanqui, Ramona Galarza, Los Olimareños, Jorge Cafrune, Tom Jobim, Fito Paez, entre outros. Durante a minha formação profissional também fui atrás de mais conhecimento e estudei outros estilos porque acredito que a música gaúcha pode e deve ir mais longe. Então, neste trabalho as pessoas vão encontrar músicas gauchescas, mas com muitas referências de outros estilos diferentes”, explica o músico.

Com a maior visibilidade que seu trabalho recebeu através da premiação, ele adianta que seu plano, à longo prazo, é lançar luz sobre a música regional e, junto aos músicos já atuantes no mercado, elevá-la a um patamar de maior reconhecimento junto à população. “O que eu sempre espero é poder elevar o padrão da música gaúcha, embora eu saiba que eu ainda tenho muito que aprender, que conhecer e estudar. Mas a minha vontade é levar essa música para os maiores palcos que eu conseguir”, ressalta.

O trabalho do músico pode ser acompanhado através das redes sociais, Instagram e Facebook, além do streaming de música, Spotify.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br