MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Livro com olhar acadêmico sobre a história de Bagé será lançado neste sábado

Em 25/09/2021 às 10:00h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Livro com olhar acadêmico sobre a história de Bagé será lançado neste sábado | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Obra reúne textos acadêmicos sobre a história regional Foto: Divulgação

Acontece, neste sábado, a partir das 16h, o lançamento da obra literária "História de Bagé - Novos Olhares". O livro foi organizado pelos historiadores Gustavo Andrade, Clarisse Ismério e Maria Medianeira Padoin, reunindo 25 autores em 22 capítulos, cada um com uma novo enfoque sobre a história da Rainha da Fronteira e região.

Andrade explica que apesar da larga produção sobre história da cidade, alguns quesitos ainda não haviam sido explorados de forma mais aprofundada. Assim, então, teve a ideia de condensar no livro os trabalhos acadêmicos produzidos recentemente, não apenas sobre Bagé, mas também sobre a região. Assim, uniu forças com Clarisse e Maria Medianeira para selecionar os trabalhos para compôr a obra, com o objetivo de aproximar a academia da comunidade.

Andrade relata que as pesquisas trazem novos olhares dos autores selecionados, pesquisadores com sólido trabalho de apuração, atendendo às normas e metodologias de pesquisa acadêmica, garantindo confiabilidade ao resultado final. Conforme explica o historiador, o livro também é uma forma de reunir as produções para que interessados na temática ou futuros pesquisadores possam ter acesso à uma fonte de pesquisa segura e ampliada.

Além disso, a obra também reconhece os pesquisadores locais, destaques em pesquisas sobre a história regional. Inclusive, o livro traz textos de dois renomados pesquisadores do município, Elizabeth Macedo de Fagundes e José Carlos Teixeira Giorgis. Cada um deles prefacia uma das partes do livro: a primeira parte, denominada Patrimônio, Cultura e Sociedade, traz o prefácio de Elizabeth, e a segunda parte, chamada Fronteira, Economia e Política, traz o texto de Juca Giorgis. "Muito já foi escrito, o livro reconhece isso. Mas a proposta é dar um passo além. A história não é estática no tempo, ela se modifica de geração em geração, a partir dos problemas impostos pelo presente. A cada geração surgem novas perguntas para antigos objetos de pesquisas. Isso suscita novas produções", destaca.

Ao longo dos 22 capítulos, escritos por historiadores, museólogos, arquivistas, biblioteconomistas, e pessoas de áreas diversas, a obra busca, também, pensar além do limite nacional, inserir a história de Bagé como parte de um espaço fronteiriço platino. "Bagé é uma cidade de fronteira, não está limitada culturalmente aos limites territorial-político. O livro propõe pensar Bagé como parte de um espaço regional muito maior”, aponta.

 

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br