MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Coordenadoria Regional vai receber mais de 5,5 mil vacinas contra Covid-19

Em 30/04/2021 às 09:34h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Coordenadoria Regional vai receber mais de 5,5 mil vacinas contra Covid-19 | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

A Secretaria Estadual da Saúde e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) decidiram, na tarde de ontem, destinar o lote de vacinas da AstraZeneca que chegou ao Estado para vacinar 100% do grupo prioritário dos idosos até 60 anos e deflagrar a fase 1 da imunização das comorbidades. A 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (7ª CRS), sediada em Bagé, recebe as doses às 13h15, no Aeroporto Comandante Gustavo Kraemer. A distribição será das 15h às 17h30. Nessa 15ª remessa será apenas a CoronaVac. As 5.545 doses previstas serão distribuídas entre as cidades da região. Aceguá vai receber 130 doses, Bagé 3.595 doses, Candiota 260 doses, Dom Pedrito 1210 doses, Hulha Negra 175 doses, e Lavras do Sul 245 doses.

Na fase 1 do grupo das comorbidades, o imunizante será aplicado em pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos; pessoas com doenças renais que fazem tratamento por diálise maiores de 18 anos; gestante e puérperas (passaram há menos de 45 dias pelo parto) e têm alguma comorbidade, maiores de 18 anos; pessoas com 54 a 59 anos com comorbidades; pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.

Na fase 2 das comorbidades, será aberta a vacinação para pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC e gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes e divididas por idade, assim como ocorre no grupo dos idosos. Após completar a faixa das pessoas de 55 a 59 anos, começa a aplicação nas pessoas com 50 a 54 anos, depois 45 a 49 anos e assim por diante, até os 18 anos.

O lote de 7,2 mil vacinas da Coronavac que também chegou nesta quinta-feira ficará armazenado na Ceadi para ser incorporado a uma remessa mais volumosa, que provavelmente chegará na próxima semana.


Vacinas da Pfizer

As 32.750 vacinas da Pfizer que chegarão na segunda, 3 de maio, ou terça-feira, 4, ao Rio Grande do Sul serão destinadas para vacinar idosos e comorbidades da primeira fase na capital. Esse imunizante necessita de condições especiais de armazenamento em câmaras frias com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias.

De acordo com a Coordenadora Regional de Saúde, Eliana Antônia Valente Silveira, para armazenamento desse imunizante, a Embrapa Pecuária Sul ofereceu a infraestrutura de freezers para a reserva. “realizamos uma parceria com a Embrapa através da pesquisadora Cristina Genro e a medida que as doses forem chegando, serão armazenadas no local”, disse. O imunizante pode ser aplicado em pessoas a partir de 16 anos de idade, em duas doses, com intervalo de 21 dias entre elas.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br