MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

1920. Guarany FC Campeão Estadual

Em 21/12/2024 às 12:36h, por José Carlos Teixeira Giorgis

Aos leitores causou perplexidade o artigo publicado no sábado passado, noticiando sobre os fatos acontecidos em 1920 no mundo, no Rio Grande e Bagé. E nada sobre o que deveria cuidar, ou seja, o primeiro título estadual conquistado pelo Guarany. Coisas da Inteligência Artificial. E uma palavra “contexto”, que ao invés de trazer o escrito original, acabou chamando o arquivo referente ao longo capítulo de um livro a publicar sobre o Alvirrubro. Trata-se agora de tomar o rumo certo e relatar o evento em tamanho gráfico adequado, sobre a conquista naqueles “anos loucos”. Época de domínio significativo dos times da fronteira e da zona sul sobre as equipes metropolitanas. O Estado era dividido em regiões e um encontro final na capital ou, depois, em determinada cidade. Em 1919, o Brasil torna-se o primeiro campeão estadual, depois de viajar de vapor para a capital, vencendo ao Grêmio por 4 a 2. O Xavante disputaria ainda um certame nacional, espécie de Copa dos Campeões, e teria um atleta, Alvariza, convocado para o Sul-americano do Chile.

Em 1920, a Primeira Região abrangia Porto Alegre, Caxias, São Leopoldo, Montenegro, São Sebastião do Caí e Taquara. Vencedor o Grêmio de Lara, Assumpção e outros. A Terceira Região era formada pelos times de Bagé, Pelotas e Rio Grande. O Guarany venceu o Ideal, de Pelotas, na Boca do Lobo, por 2 a 0, gols de Greco e Ruival. O alvirrubro saiu campeão da chave, com Felo, Avancini, Granja. Olivella, Seixas e Souza Pinto; Argeu, Ruival, Greco, Saraiva e Marcelo. Na Quarta Região o vitorioso seria o Uruguaiana. A fase final foi disputada em Pelotas, com o Guarany vencendo o Grêmio por 1 a 0, em 16 de novembro de 1920, gol de Greco, aos 18 minutos da primeira etapa, arbitragem de Antonio Petrucci Sobrinho. Um chute de Greco quase aleija a mão do grande Lara. No time tricolor jogava o conterrâneo Lagarto. Em 21 de novembro, o Guarany vence o Uruguaiana, cuja delegação era chefiada por Oswaldo Aranha. Gol de Greco. O Alvirrubro formou com Felo, Avancini e Granja; Olivela, Seixas e Souza Pinto; Argeu, Ruival, Greco, Índio e Fortunato. O certame, pois, se compunha dos campeões da Primeira Região (Grêmio); Guarany, campeão da Segunda Região; o Guarany de Cruz Alta, pela Terceira Região e Uruguaiana pela Quarta Região.

Nem tudo foram flores para o Alvirrubro, que sofrera curiosa reclamação, após golear por 11 a 0, em amistoso, o Sport Club Guarany, de Rio Grande, que protestara haver o time local escalado quatro jogadores de fama internacional, os uruguaios Seixas, Greco, Ruival e Granja, o que causou risos dos torcedores pois ditos atletas já jogavam aqui há mais de quatro anos. Quando o Alvirrubro derrotou o Ideal, de Pelotas, também este reclama para a Federação, com base em telegrama do Peñarol, onde o time uruguaio afirmava que Granja já havia atuado pela Copa daquele país.

Cada vitória era muito comemorada com passeatas, fogos e discursos, mesmo em dias chuvosos. Antes do confronto com o Grêmio, o Guarany jogara duas vezes contra o tricolor, em Porto Alegre. Em setembro de 1913, perdera por 3 a 1; depois, em outubro de 1917, colhera empate em 1 a 1. A torcida acompanhava os jogos pelas edições do Correio do Sul, que recebia, momento a momento, mensagens telegráficas. Depois de perder para o Guarany, o Grêmio venceu o Uruguaiana, e tinha expectativa que a equipe fronteiriça derrotasse ao Alvirrubro, para haver-se do laurel, o que, como visto, não aconteceu. Quando os campeões chegaram houve passeata comemorativa, baile no Clube Caixeiral. Era presidente o doutor Camilo Teixeira Mércio, destacado político local.

Assim, em data recente, o Guarany festejou sua primeira grande conquista estadual.

Leia Também...
Delírio matutino Ontem por Clara Silveira
O Potreiro Há 20 horas por Diones Franchi
O Natal não é só consumir Há 20 horas por Vilmar Pina Dias Júnior
Breve história sobre os haras em Bagé Há 20 horas por José Carlos Teixeira Giorgis
Lanceiros Negros: Um sonho de liberdade Há 20 horas por Diones Franchi
Torcedor profissional Ontem por Sapiran Brito
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br