MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Com estoque baixo, Bagé terá captação de sangue do Hemopel no sábado

Em 05/07/2024 às 08:10h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Com estoque baixo, Bagé terá captação de sangue do Hemopel no sábado | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Jaqueline Muza

O próximo mutirão de coleta de sangue em Bagé será realizada pelo Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel) no dia 6, no ambulatório da Santa Casa de Caridade. A assistente social do Hemopel, Cátia Schmidt, destaca a importância dessa ação devido ao baixo estoque de sangue, especialmente dos tipos O-, A-, AB- e O+.

Assim como nas últimas campanhas, serão distribuídas 100 fichas para doação, sendo 60 pela manhã e 40 à tarde. A situação atual é preocupante: o estoque de sangue O+ e O- está 95% abaixo do ideal, necessitando de doações urgentes. Esse déficit já compromete o atendimento em hospitais de Pelotas e de outros 23 municípios das regiões Sul e da Campanha, que dependem do HemoPel.

Vale destacar que sem o estoque ideal, cirurgias eletivas e emergenciais podem ser adiadas, e transfusões de sangue regulares podem ser suspensas. O sangue é insubstituível e só pode ser obtido por meio de doações.

Condições para ser um doador

Para doar sangue, é necessário apresentar um documento de identidade com foto. No dia da doação, o candidato deve estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes por ano. Mulheres podem doar a cada três meses, até três doações anuais.

Os doadores devem ser saudáveis, sem sintomas gripais, com idade entre 16 e 69 anos e peso superior a 50 quilos. Adolescentes de 16 e 17 anos precisam de autorização dos responsáveis legais.

Em caso de contato com pessoas com doenças transmissíveis, como Covid-19 ou Influenza, é importante aguardar um intervalo para confirmar que não contraiu a doença. Quem teve uma dessas doenças pode doar dez dias após ser considerado curado. Após vacinação, é necessário esperar: no caso da vacina da gripe e da CoronaVac, dois dias; para as demais vacinas contra a Covid-19, são necessários sete dias de intervalo.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br