MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Aceguá recebe supervisão ocupacional do Incra

Em 17/04/2024 às 19:38h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Aceguá recebe supervisão ocupacional do Incra | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Arlindo e Josefa foram entrevistados no primeiro dia de supervisão ocupacional em Aceguá Foto: Alan Castro

As visitas lote a lote em assentamentos federais da reforma agrária no Rio Grande do Sul chegaram ao município de Aceguá. Serão visitados os 120 lotes dos dois assentamentos criados pelo Incra/RS: Jaguarão e Jaguarão Grande/Sete Povos. A previsão é que os trabalhos sejam encerrados na próxima semana.

A ação integra o plano de trabalho da parceria entre o Incra e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), através de um Termos de Execução Descentralizada. O objetivo é realizar a supervisão ocupacional dos lotes federais em sete municípios gaúchos, totalizando 2.755 parcelas.

“É muito bom receber uma visita assim”, diz o agricultor Arlindo Vicente dos Santos, assentado há 27 anos no projeto Jaguarão. Ele e a esposa Josefa Pereira responderam ao questionário no dia 11.  “Já veem o jeito que nós temos, como a gente vive”, explica.

O casal criou os quatro filhos com o trabalho no lote – especialmente com a produção de leite. Hoje aposentados, residem sozinhos na parcela – a atividade leiteira, muito exigente, foi trocada pelo plantio de soja, milho e mandioca. Arlindo disse que a equipe registrou informações inclusive sobre as condições da moradia. “Se viesse recurso para reformar, seria bom. Mas a nossa prioridade mesmo é água”, aponta. O lote conta com uma cisterna, mas as estiagens frequentes têm prejudicado a utilização do reservatório.

Levantamento - As atividades de supervisão ocupacional através do TED iniciaram em dezembro do ano passado em São Gabriel (635 lotes). Seguiram para Santana do Livramento (712 lotes) em fevereiro, e no mês seguinte para o assentamento Rubira/Conquista da Luta, em Piratini (78 lotes).  Paralelamente a Aceguá, a equipe também está concluindo o trabalho iniciado em março em Hulha Negra – onde resta o PA Santa Luciana para encerrar as vistas a 370 lotes federais no município.

Ainda serão realizados roteiros em Candiota, Canguçu, e nos assentamentos federais restantes em Piratini. As visitas são realizadas por oito técnicos contratados pelo Instituto Educar – entidade selecionada pela UFSM para executar os serviços.

Informações – Além de verificar a situação de ocupação atual de cada lote, as entrevistas possibilitam a atualização cadastral das famílias assentadas, a identificação de possíveis ocupantes irregulares passíveis de serem regularizados e de lotes que possam, eventualmente, serem posteriormente destinados a novas famílias. Os dados são inseridos na Plataforma de Governança Territorial (PGT) do Incra, para compilação e análise dos servidores da autarquia.

Através do questionário aplicado também são coletadas informações sobre infraestrutura, produção, organização, entre outros aspectos dos assentamentos. Esta base de dados vai alimentar o Sistema Integrado de Gestão Rural (Sigra), ferramenta elaborada pela UFSM.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br