MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Aceguá comemora aniversário com programação binacional

Em 16/04/2024 às 06:55h
Luís Mário Pereira

por Luís Mário Pereira

Aceguá comemora aniversário com programação binacional | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Competição de Kart será realizada entre os dois países Foto: Divulgação

Pelo terceiro ano consecutivo, os municípios brasileiro e uruguaio de Aceguá celebram o aniversário da cidade brasileira em um evento binacional. Com uma programação abrangente, as festividades começaram no início do mês e continuam até o final de abril.

O município brasileiro comemora, no dia 16, a emancipação política, que completa 28 anos. Já o município uruguaio festeja os 161 anos de fundação da cidade fronteiriça. Esse número remete à data de criação do povoado, em 24 de abril de 1863, por meio de Lei na Câmara dos Deputados do Uruguai.

Este final de semana, dias 20 e 21 de abril, promete ser o auge da programação. Estão previstos o Encontro Binacional de Kart e a Reunião Binacional de Autos Clássicos.

No sábado, ocorrerá a escolha da Miss Integração 2024, a partir das 18h30, com cerca de 20 municípios representados por candidatas no concurso. O evento contará com um show de encerramento da banda uruguaia Herederos. A organização está a cargo da Agenda Binacional de Integração Fronteiriça, em parceria com os municípios de Aceguá (Brasil e Uruguai).

No domingo, a principal atração musical das festividades será o cantor uruguaio Lucas Sugo, que deve animar o público em um evento gratuito no Canteiro Internacional.

O prefeito Marcus Aguiar (Peti) enfatizou a importância da união entre os dois povos de Aceguá, destacando que, apesar da divisão entre os dois países, os moradores consideram os territórios como uma cidade única. Ele ressaltou a visão de união e parceria que tem sido cultivada com o alcalde do lado uruguaio, Javier Rodriguez, desde que assumiram os cargos, trabalhando juntos em eventos e outras ações.

Para Aguiar, ao longo do tempo, houve melhorias na programação e na qualidade dos eventos. “Neste final de semana, está programado o Miss Integração, que faz parte de uma agenda binacional, envolvendo vários municípios brasileiros e uruguaios. Cerca de 20 candidatas ao título de Miss estarão competindo. No dia 28, pela primeira vez, será realizado o Arrancadão de Carros e Motos, sendo organizado com total segurança e infraestrutura adequada”, ressalta.

Durante o mês de abril, o município sediou eventos como rústica, rodeio e encontro de som e carros baixos. “Desde o início do mês, tem ocorrido diversas atividades, promovendo não apenas entretenimento, mas também o desenvolvimento do turismo. Visitantes de fora acabam consumindo dentro do município, contribuindo para o crescimento local”, disse.

O prefeito também expressou seus parabéns a Aceguá, elogiando as grandes atrações e o movimento nos finais de semana, além de destacar a importância de atrair turistas para conhecer a região.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br