MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Assembleia destaca luta contra mineração e ação climática em Palmas

Em 01/04/2024 às 16:43h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Assembleia destaca luta contra mineração e ação climática em Palmas | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: ReproduçãoJM

A Associação para a Grandeza e União de Palmas (Agrupa) realizou, na quarta-feira passada, dia 27 de março, sua Assembleia Geral Ordinária, um evento anual que ocorre sempre no primeiro trimestre do ano. O encontro reuniu aproximadamente 100 moradores da região do Alto Camaquã, na Coxilha das Flores, em Palmas. A Urcamp marcou presença, representada pelo professor Guilherme Collares, atual pró-reitor de Extensão e docente do curso de Medicina Veterinária.

Segundo Marcia Collares, representante da Agrupa, durante o período da manhã, foi realizada uma atividade conjunta com a Faculdade de Farmácia da UFRGS, intitulada "Saúde dos Trabalhadores". A Dra. Solange Cristina Garcia, líder do projeto, enfatizou a importância da investigação dos efeitos dos agrotóxicos na saúde dos trabalhadores rurais, além de promover o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para prevenir doenças crônicas não transmissíveis, como câncer e diabetes.

O Laboratório de Toxicologia (LATOX) da Faculdade de Farmácia da UFRGS está liderando esse projeto em colaboração com diversas instituições de ensino e pesquisa do estado, com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar da população local. Além disso, durante a assembleia, foi discutido o projeto "Pecuária Familiar - Vozes e Saberes", apoiado pela Fundação Luterana de Diaconia. A presença do professor Márcio Neske, da UERGS Sant’Ana do Lavras, e de Fernando Aristimunho, do Comitê de Povos Tradicionais do Pampa, reforçou o engajamento de entidades parceiras na busca por soluções e na defesa dos interesses da região.

Dentre as diversas discussões realizadas, uma delas destacou-se: o lançamento da Carta de Direitos Climáticos de Palmas, elaborada com o apoio da Climate Brasil. A carta abordou os desafios enfrentados pela associação, especialmente em relação às empresas mineradoras que buscam estabelecer-se na região do Alto Camaquã. "Serão feitos outros lançamentos,  um deles em Porto Alegre, e depois encaminharemos a carta às autoridades, algumas em encontros pessoais", destaca Marcia.

Desde 2016, a comunidade tem lutado contra empreendimentos mineradores e a construção de hidrelétricas no leito do Rio Camaquã, visando preservar o território, o estilo de vida rural e o ecossistema local. Apesar da vitória contra o Grupo Votorantim em 2022, a comunidade permanece vigilante diante das tentativas contínuas de inserção da mineração na região do Pampa.

A carta ressaltou quatro eixos urgentes: Direito à Terra, Direito à Saúde, Direito à Educação e Bem-Estar Animal, destacando a importância desses pilares para a sustentabilidade e qualidade de vida da população local. O Climate Reality Project Brasil tem como missão impulsionar mudanças em direção à descarbonização da economia brasileira, mobilizando líderes e aumentando a ambição da ação climática em todos os níveis.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br