MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Câmara aprova criação de programa de desenvolvimento da saúde mental

Em 28/03/2024 às 08:15h

por Redação JM

Câmara aprova criação de programa de desenvolvimento da saúde mental | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Proposta foi apresentada pela líder do PSB, Beatriz Souza / Foto: Divulgação

Com a aprovação do Legislativo, Bagé pode instituir o Programa de Desenvolvimento da Saúde Mental e Inteligência Emocional, voltado aos profissionais lotados na Secretaria de Educação e Formação Profissional e adolescentes matriculados na rede municipal de ensino. Aguardando a sanção do prefeito Divaldo Lara, a proposta apresentada pela líder do PSB, Beatriz Souza, tem como foco a prevenção, o acolhimento e o atendimento à saúde mental nas relações sociais.

Entre os objetivos do programa está o acolhimento aos profissionais, crianças e adolescentes em suas fragilidades emocionais, seus sentimentos de insegurança, ansiedade e medos. O aprimoramento de ações voltadas à saúde mental, que contemplem o enfrentamento e a redução dos níveis de ansiedade, burnout, fobias, a incidência de bullying e a qualquer outro tipo de violência também integram o planejamento proposto pela vereadora.

O programa contempla diretrizes específicas, incluindo a aplicação de metodologias que contribuam para o desenvolvimento da saúde mental e da inteligência emocional para professores e alunos; o treinamento e formação de professores para a capacitação pedagógica e o acompanhamento de psicólogos nas escolas para orientar e os alunos e profissionais da educação. Também é previsto o atendimento psicológico para estudantes ou professores, quando necessário, para que os mesmos fortaleçam a sua saúde mental e inteligência emocional.

Na justificativa que apresentou à Câmara, defendendo a aprovação, Beatriz argumenta que a rede municipal de educação é um ‘espaço privilegiado no cuidado e ensino das relações sociais e desenvolvimento do exercício da cidadania’, o que comprovaria ‘a importância de uma ampla rede de cuidado que envolva toda a comunidade escolar (professores, alunos, pais/responsáveis, funcionários, gestores)’. “A escola deve sempre se manter aberta ao diálogo, às demandas que emergem e às diversas formas de manifestação, que compõem a vida dos alunos”, pontua.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br