MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

MPRS recomenda que Equatorial retome fornecimento de energia em 24 horas

Em 25/03/2024 às 19:44h

por Redação JM

MPRS recomenda que Equatorial retome fornecimento de energia em 24 horas | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Felipe Valduga

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) em Bagé expediu, no final da tarde desta segunda-feira, 25 de março, recomendação para que a CEEE Equatorial adote medidas como a imediata religação do fornecimento de energia elétrica dos pontos faltantes na área de abrangência da concessionária nas cidades de Bagé, Aceguá, Hulha Negra e Candiota, nas situações de interrupção do serviço em razão do evento climático de 21 de março de 2024, no prazo máximo de 24 horas.

Recomenda também a implementação, no prazo de até 15 dias, de medida eficaz para o esclarecimento aos clientes das ações adotadas ou em andamento pela empresa, após os protocolos eletrônicos ou via telefone, de falta de energia elétrica. Ainda, que faça ampla e eficiente divulgação dos meios de contato da CEEE Equatorial à sociedade, especialmente para a comunicação de falta de energia e para solicitar ressarcimento por danos causados devido à falha na prestação do serviço, com a disponibilização de atendimento presencial nas agências localizadas na região de Bagé e atendimento telefônico por atendente.

Por fim, o documento recomenda que, para evitar novas situações de interrupção prolongada por motivos climáticos, a empresa elabore, em até 30 dias, plano de ação para ser executado em situações de eventos semelhantes ao ocorrido no dia 21 de março. O objetivo é garantir a pronta existência de condições materiais e a suficiente disponibilização de agentes (tanto em número quanto em domínio da técnica) competentes para o ágil restabelecimento do fornecimento da energia elétrica na região de Bagé (incluindo Aceguá, Hulha Negra e Candiota).

Conforme o promotor de Justiça Cláudio Rafael Morosin Rodrigues, a recomendação deve ser respondida no prazo de 48 horas a contar do seu recebimento. “O desatendimento ou o decurso do prazo fixado para a resposta poderá implicar na adoção das medidas legais e judiciais cabíveis, inclusive a responsabilização civil por eventuais danos que ocorrerem, mediante o ajuizamento de ação coletiva de consumo”, destaca o promotor.

A recomendação foi motivada pelo fato de que persiste a interrupção do fornecimento de energia elétrica após o evento climático do dia 21, inclusive para o funcionamento da Barragem Emergencial, o que compromete o abastecimento de água em vários bairros de Bagé. Além disso, clientes da CEEE Equatorial relataram dificuldades em obter informações e esclarecimentos a respeito das ações adotadas ou em andamento pela empresa, após os protocolos eletrônicos de falta de energia elétrica, sendo as respostas disponibilizadas genéricas e automatizadas.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br