MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Em início de colheita, chuva contribui para o cultivo da soja na Campanha

Em Bagé, os rendimentos são bastante variados, situando-se entre 1.500 e 2.500 quilos por hectare

Em 23/03/2024 às 15:13h

por Redação JM

Em início de colheita, chuva contribui para o cultivo da soja na Campanha | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: João Moccellin/Emater

A colheita da soja avançou para 3% da área cultivada no Rio Grande do Sul, de acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar na quinta-feira, dia 21. Na Campanha gaúcha, as chuvas registradas, embora menos intensas que em outros pontos do Estado, foram cruciais para mitigar os efeitos da estiagem em municípios que estavam há quase 60 dias sem precipitações expressivas. 

Conforme a Emater, a fase predominante no Estado é o enchimento de grãos, atingindo 59%, e a maturação 27%. Os rendimentos iniciais das lavouras precoces variaram de 1.500 kg/ha, nas regiões que estão obtendo menor produtividade e tiveram chuvas insuficientes, a 4.800 kg/ha, nos Campos de Cima da Serra, onde as chuvas foram mais frequentes. A área cultivada no Estado está estimada em 6.681.716 hectares. A produtividade projetada é de 3.329 kg/ha.  

Em Bagé, os rendimentos são bastante variados, situando-se entre 1.500 e 2.500 kg/ha, embora esses dados se refiram a uma pequena parcela de lavouras. "Espera-se que as produtividades continuem oscilando significativamente em razão da distribuição irregular das chuvas, da influência do ciclo e da resistência das cultivares ao estresse hídrico, o que pode refletir em disparidades na produção. Outro fator crucial na determinação das produtividades será a densidade populacional das plantas, que, em muitas lavouras, está consideravelmente abaixo do ideal em função dos problemas relacionados ao excesso de umidade, durante o período de plantio. As lavouras implantadas em outubro e novembro estão encerrando seu ciclo antecipadamente em decorrência da estiagem; as chuvas registradas no período não foram suficientes para reverter a situação. Como consequência, há baixa carga de vagens e grãos com peso reduzido, podendo gerar perdas na colheita, durante o processo de trilha", destaca a Emater.

Já em Hulha Negra e Candiota, mesmo com o retorno das chuvas, os extensionistas da Emater/RS-Ascar estão realizando levantamentos para o Decreto de Emergência devido à estiagem, iniciada em meados de janeiro, e cujos efeitos são consideráveis e irreversíveis em parte das lavouras. "As perdas devem ultrapassar 80%. Contudo, é possível que as lavouras tardias, estabelecidas em dezembro e em janeiro, continuem o ciclo e tenham condições para a emissão de novos ramos, folhas e flores, apesar de apresentarem baixa estatura, redução de área foliar no terço inferior e abortamento de vagens", evidencia do Informativo.

O valor médio da saca de 60 quilos de soja, de acordo com o levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar no Estado, aumentou em 2,56%, quando comparado à semana anterior, passando de R$ 109,77 para R$ 112,58. 

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br