MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Doma e esquila podem ser declaradas patrimônios por iniciativa de Adriana Lara

Em 20/03/2024 às 06:55h

por Redação JM

Doma e esquila podem ser declaradas patrimônios por iniciativa de Adriana Lara | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Esquila integra inventário das Lidas Campeiras na Região de Bagé / Foto: Esquila Rincão do Sossego/Reprodução Abaco

A Assembleia Legislativa avalia duas propostas de lei, apresentadas pela deputada Adriana Lara, do PL, que declaram como integrante do patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul os ofícios de Domador e Esquilador. O parlamento gaúcho ainda não tem prazo para votação das matérias, que serão apreciadas pelas comissões técnicas antes de seguir para apreciação em plenário.

Na justificativa apresentada à Assembleia, argumentando pela aprovação do projeto, Adriana menciona o inventário das Lidas Campeiras na Região de Bagé, que, a partir de pesquisa etnográfica e bibliográfica, selecionou, entre outras referências culturais sobre a lida campeira, o ofício da doma, a esquila dos ovinos, além de outros ofícios relacionados ao tema, e as lidas caseiras.

Reconhecer o ofício de esquilador como patrimônio histórico e cultural, na avaliação de Adriana, ‘é essencial para preservar e valorizar essa tradição centenária, que representa a habilidade, a destreza e a relação harmoniosa entre o homem e a ovelha’. Além disso, essa medida contribuirá para a promoção do turismo cultural do Estado, a valorização dos profissionais e a preservação das técnicas e conhecimentos transmitidos ao longo das gerações”, pontua.

A deputada observa que domadores e cavalos treinam e participam de competições, a exemplo do Freio de Ouro. “A profissão de domador é muito valorizada, pois a parceria entre o profissional e o cavalo é fundamental para o sucesso do conjunto”, salienta.

O reconhecimento aos domadores, ainda segundo Adriana, ‘é fundamental para preservar e valorizar essa tradição centenária, que representa a habilidade, a destreza e a relação harmoniosa entre o homem e o cavalo’. “Além disso, essa medida contribuirá para a promoção do turismo cultural do Estado, a valorização dos profissionais e a preservação das técnicas e conhecimentos transmitidos ao longo das gerações”, reforça.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br