MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Assembleia vai debater filantropia de Instituições de Longa Permanência de Idosos

Em 18/03/2024 às 07:24h

por Redação JM

Assembleia vai debater filantropia de Instituições de Longa Permanência de Idosos | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Audiência proposta por Mainardi ocorre na segunda-feira / Foto: Débora Beina

Através de uma proposição do deputado estadual Luiz Fernando Mainardi, do PT, a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, realiza na segunda-feira, 18, a partir das 17h, no Espaço de Convergência – Sala Adão Pretto, Audiência Pública para debater os problemas enfrentados pelas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), no que se refere a filantropia e manutenção destes espaços.

A iniciativa de Mainardi se deu através da realidade vivida pelas fundações de Bagé, Vila Vicentina e Fundação Geriátrica José e Auta Gomes, quando, a partir do governo de Michel Temer, com as constantes mudanças dos ministérios responsáveis pelo tema e alterações nas legislações, ambas perderam a filantropia junto ao governo federal, o que gerou dívidas patronais com a União. Nas duas entidades, mais de uma centena de idosos são atendidos em Bagé.

“Cabe a nós trazer luz a este tema tão importante e gerar o debate para buscar soluções para estas entidades. As instituições asilares são bem mais que uma casa de repouso, são verdadeiras instituições de saúde, com alas de tratamento para idosos e equipes de enfermeiros e auxiliares de enfermagem”, afirmou Mainardi. “O reestabelecimento da filantropia é um assunto urgente para todas essas instituições que prestam um grande serviço à população, não só em Bagé, mas em todo país”, concluiu.

As entidades pedem a anistia das dívidas patronais, o restabelecimento da filantropia, subsídios para a complementação dos profissionais de enfermagem que atuam nas instituições e o estabelecimento de uma política pública federal para as Instituições de Longa Permanência de Idosos.

Foram convidados representantes de várias instituições de longa permanência do estado, Conselho Estadual e Municipais do Idoso, Governo do Estado, Ministério Público, entre outros.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br