MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Projeto que cria política de proteção de ninhos é reapresentado

Em 14/03/2024 às 10:32h

por Redação JM

Projeto que cria política de proteção de ninhos é reapresentado | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Vereadora argumenta que medida é fundamental para garantir reprodução de espécies / Foto: Divulgação

Apresentado pela líder do PSB no Legislativo bajeense, Beatriz Souza, apresentou uma nova proposta de lei, estabelecendo a política municipal de proteção, conservação e manejo de ninhos e animais silvestres no município. Proposta semelhante foi aprovada pela Câmara, em 2022, e vetada pelo prefeito Divaldo Lara. À época, o chefe do Executivo classificou a proposição como ‘bisonha’, justificando o veto.

A nova proposição já foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, pela Comissão de Educação, Cultura, Segurança, Direitos Humanos e dos Animais, e pela Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, inclusive com votos favoráveis de integrantes da base de governo. A matéria tramita, agora, na Comissão de Orçamento, Finanças e Contas. A aprovação é necessária para apreciação em plenário, que encerra a tramitação na Câmara.

O projeto apresentado por Beatriz estabelece que ‘a supressão, a poda e o transplante de árvores ou postes localizados em áreas urbanas deverão obedecer à legislação vigente no ordenamento jurídico do município’. “Caso seja constatada a presença de ninho na árvore ou poste a ser removida, transplantada ou podada, este procedimento deverá ser adiado até o período de desocupação
do ninho, excetuando-se as árvores que estejam em risco iminente para a população”, prevê o texto.

A proposta que tramita na Câmara cria a necessidade de um estudo para verificação do tipo de ocupação dos ninhos. Um plano de manejo, com situação do ninho, justificativa e metodologia para remoção, deverá ser elaborado com base no mesmo diagnóstico. Já o plano de manejo, conforme proposição, deverá ser apresentado à secretaria responsável pelo Meio Ambiente, que terá prazos para emitir documento de autorização de manejo ou contestar o plano.

Beatriz destaca que ‘foi feita a representação do projeto porque é um movimento geral de vereadores da causa animal em várias partes do estado, porque entendem a importância da preservação da fauna no equilíbrio do ecossistema e como isso afeta diretamente o ser humano também’. “Infelizmente, aqui em Bagé, o projeto foi vetado pelo prefeito sob a justificativa de que era ‘bisonho’, mas estamos colocando de novo em pauta na esperança de que se crie uma sensibilidade em relação a isso, já que é um projeto de política pública de preservação e não traz nenhum tipo de despesa para o município”, pontua.

A preservação dos ninhos, ainda de acordo com a parlamentar, ‘é fundamental para garantir a reprodução e a continuidade das espécies’. “Ao proteger os locais de nidificação, estamos contribuindo para manter a diversidade e o equilíbrio ecológico. Esperamos, dessa vez, receber o apoio necessário pra que essa proposta avance e se torne uma realidade no nosso município”, enfatiza.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br