MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Alerta para onda de calor deve atingir a Campanha gaúcha

Em 13/03/2024 às 06:33h
Giana Cunha

por Giana Cunha

Alerta para onda de calor deve atingir a Campanha gaúcha | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
divulgação inmet

Estão preparados para o calor? A Região da Campanha está na rota de alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A temperatura pode alcançar até 5°c acima da média para o período, o que implica em riscos à saúde. Além das altas temperaturas deve se ter atenção à umidade relativa do ar, que deve ficar bem abaixo dos índices indicados pela Organização Mundial da Saúde, principalmente à tarde. Por conta do calor e da falta de chuva, ficará abaixo de 30%. O alerta engloba diversas regiões do Rio Grande do Sul.

O aviso é válido até as 18 horas da próxima sexta-feira (15) e abrange Fronteira Oeste, Campanha, Missões, Região Central, Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo, Vale do Rio dos Sinos, Noroeste, parte da Serra e parte do Sul.

A Climatempo explica que há uma massa de ar seco atuando no Centro e no Sul do país, que inibe a passagem de frentes frias. Na Campanha gaúcha, as máximas podem ultrapassar os 40°C. As manhãs e as noites devem ter temperaturas mais amenas entre 18ºC e 23ºC.

Cuidados com a saúde

O Ministério da Saúde orienta alguns cuidados necessários nas condições de calor e secura extrema. O ideal, durante esses períodos é evitar a exposição direta ao sol, especialmente das 10h às 16h, além de reforçar a hidratação, com indicação de beber água mesmo sem sentir sede.

Quando retorna a chuva?

O verão climático no Brasil é marcado pela irregularidade das chuvas que está associada principalmente ao calor e à umidade. Em Bagé, janeiro registrou 77,9 milímetros, fevereiro apenas 44,1 mm e março 6,5 mm, até agora, conforme dados do Departamento de Água, Arroios e Esgotos (Daeb). Nuvens carregadas devem começar a se formar até o final desta semana. Episódios isolados de chuva estão previstos a partir de quinta-feira (14).

Entre sexta (15) e sábado (16), volumes elevados de chuva podem atingir a Campanha Gaúcha, conforme a Metsul Meteorologia, entre os dois dias os níveis podem ultrapassar os 70 milímetros.

A partir daí a instabilidade deve permanecer pelo menos até o dia 20 de março, quando inicia oficialmente o Outono.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br