MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Lei Anticalote deve ser votada nesta terça-feira

Em 12/03/2024 às 07:41h

por Redação JM

Lei Anticalote deve ser votada nesta terça-feira | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Projeto foi apresentado por Mainardi em 2019 / Foto: Débora Beina

Um problema histórico que atinge os direitos trabalhistas dos trabalhadores terceirizados de empresas que prestam serviços ao setor público está próximo de ser solucionado. O projeto de lei, apresentado em 2019, pelo deputado Luiz Fernando Mainardi, do PT, que estabelece uma série de garantias aos profissionais dos setores de limpeza, serviços gerais, vigilância, entre outros, está previsto para ser votado na sessão plenária desta terça-feira, 12.

Conhecida popularmente como “Lei Anticalote”, o projeto visa combater uma prática comum em serviços firmados com empresas terceirizadas, que próximas ao vencimento dos contratos com o Estado, demitem os seus funcionários, descumprindo direitos trabalhistas como férias, 13° salário e multas de FGTS. “Encerrados os contratos, muitas empresas simplesmente abandonam os trabalhadores à própria sorte, demitindo-os ou mesmo encerrando as atividades da empresa. Isso ocorre em alguns casos por má-fé, mas principalmente por má administração dos recursos que não são reservados – ou mesmo não são previstos pela empresa quando calculam suas ofertas no processo licitatório. Essa é uma prática perversa que costuma acarretar enormes prejuízos a uma parcela significativa dos trabalhadores”, diz Mainardi.

Segundo o deputado, essa lei soma-se a um conjunto de regras para que não ocorra nenhum problema. “Evidente que vamos conversar com o governo para ajustar para que essa lei entre em vigor e tenha validade e não tenhamos mais os problemas que tivemos. Hoje quando acontece um calote, o estado não se responsabiliza e o prejuízo fica na conta do trabalhador”. Além de prejudicar trabalhadores que ficam sem receber o que lhe é justo e devido, acaba-se criando prejuízos aos cofres públicos que, já tendo repassado recursos para tal pagamento às empresas prestadoras de serviço, acabam sendo acionados judicialmente através da Justiça do Trabalho como devedores solidários. Dessa forma, o Poder Público acaba desembolsando valores de forma dobrada.

“O que propomos através desse Projeto de Lei é que as somas de valores que serão devidos a título de direitos trabalhistas sejam calculadas e depositadas à parte, em conta corrente criada especificamente para essa finalidade e liberadas conforme necessário, somente para essa finalidade”, defende Mainardi. O mecanismo proposto pelo parlamentar já existe no Distrito Federal, através da lei 4.636 e é utilizado com êxito na administração pública distrital. “Não se trata de instrumento licitatório de alçada da União, mas sim, de instrumento de pagamento de contrato entre empresas prestadoras de serviço e o Poder Público do Rio Grande do Sul, que visa proteger tanto os cofres públicos, quanto os trabalhadores e trabalhadoras do nosso estado”, conclui.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br