MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

"Estamos vindo como alternativa para Bagé”, afirma presidente sobre pré-candidatura do PDT

Em 11/03/2024 às 08:14h

por Redação JM

Partido trabalha para disputar Prefeitura no pleito de outubro / Foto: Divulgação

A pré-candidatura do delegado regional de Polícia Civil, Luis Eduardo Benites, ao Executivo bajeense, é encarada como um marco para o PDT. A presidente do diretório municipal do partido, Elenara Ianzer, classifica a construção de um consenso, no sentido da disputa pela prefeitura, como um momento importante. “Estamos vindo como alternativa para Bagé”, avalia.

Elenara disputou o pleito municipal de 2020, com a coordenação de Benites. A experiência é classificada como importante para a direção partidária. O contexto deste ano, porém, é diferente. “Aquela eleição foi atípica. Foi preciso organizar tudo, inclusive construir o programa de governo, em pouco tempo. Agora estamos trabalhando com antecedência. O partido está unido”, garante a presidente.

A união é um ponto importante. A disputa pela direção partidária, de acordo com Elenara, encerrou na convenção. “Hoje, temos membros de outras chapas no diretório. Só se constrói um partido unindo. E conseguimos unir o partido através de uma pré-candidatura de consenso, com um nome que Bagé conhece, e que é respeitado. Trabalhamos para que a causa trabalhista seja novamente visualizada como opção”, reforça.

Benites é graduado em Direito pela Urcamp, onde também ministrou aulas em disciplinas como Processo Civil, Direito Penal, Processo Penal, Filosofia do Direito e Estágio. Realizou especializações em Processo Civil e Direito Civil, bem como em Processo Penal e Direito Penal na mesma instituição. Sua busca por conhecimento levou-o a cursar uma especialização em Relações Internacionais pela Unisinos, mestrado em Ciências Sociais na UFPEL e, atualmente, está em fase de conclusão do Doutorado em Ciência Política.

Com sólida trajetória profissional e acadêmica, o pré-candidato inicialmente atuou na advocacia. Sua carreira na gestão pública teve início com a aprovação em concurso público para a Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, desempenhando funções administrativas. Enquanto cursava a Escola Superior da Magistratura em Porto Alegre, foi aprovado em concurso público de provas e títulos para o cargo de Delegado de Polícia Estadual. Ao longo de 30 anos, Benites dirigiu delegacias de polícia em diversas localidades do interior.

O pré-candidato aponta a polarização como aspecto a ser superado no campo da política. “O reflexo dessa polarização que temos é o problema de desenvolvimento, educação, desindustrialização, na construção de um espírito coletivo. Precisamos de uma proposta que esteja acima de conflitos, para construir o diálogo com a sociedade. Já vemos a estagnação com a questão populacional, entre os Censos de 2010 e 2022. A população cresceu 400 pessoas? Estamos perdendo liderança na região”, destaca.

Fora da polarização

A concepção de alternativa, projetada pelo PDT, exclui a polarização, conforme destaca o presidente estadual da legenda, Romildo Bolzan Júnior, que cumpriu agenda na cidade, na quarta-feira, 6. “Estamos estimulando candidaturas para prefeito e vice no interior. O que importa é uma discussão municipal, considerando a posição dos grupos políticos locais. Excluímos aqueles que estão contra a ordem democrática, que querem fechar o congresso e a intervenção militar”, pontua.

Para Benites, ‘a formação de blocos esvazia o espaço democrático de discussão da sociedade’. “A polarização não tem sido positiva. Tem esvaziado as possibilidades de evoluir. Há uma necessidade de passar por cima disso. Não é uma questão de superação de direita o esquerda, mas de um discurso que está falido, que é populista. Esse discurso se baseia em coisas que muito frágeis”, avalia o pré-candidato.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br