MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Empreendedor

Bolsa de notícias

Em 09/03/2024 às 00:01h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Mulheres Mil oferece curso gratuito de bordado

Para fazer um bordado, é necessário conduzir a agulha, para que ela siga um movimento com a linha até formar o desenho ou a textura desejada. Após finalizado, o processo de condução da linha está concluído e o bordado existe por si só, independente. E este exemplo é uma metáfora que representa bem o projeto Mulheres Mil, desenvolvido pelo Instituto Federal Sulriograndense (IFSul), que terá a primeira edição em Bagé, neste ano. A proposta é realizar, gratuitamente, cursos para mulheres cis, transgênero e travestis, em vulnerabilidade socioeconômica, para que elas tenham a possibilidade de aprender uma função que possa colaborar na independência financeira e, também, na integração social. No IFSul Bagé, o primeiro curso será de Artesã em Bordado e as inscrições estarão abertas de 11 a 13 de março. As interessadas devem ir até o campus do IFSul (na avenida Leonel Brizola), das 17h às 20h (na segunda e quarta-feira) ou das 10h às 14h (na terça-feira). Ao todo, serão oferecidas 30 vagas.

As aulas começam no dia 27 de março e serão sempre à noite. Além do curso gratuito, as selecionadas recebem um valor de R$ 18 por día de aula frequentado. Estão previstas três aulas por semana, durante quatro meses. O curso é mantido pela Fundação de Apoio ao Instituto Federal Sulriograndense (FAIFSul) e tem uma grade de disciplinas variadas, desde a inclusão digital, para que as alunas possam divulgar seus trabalhos, até diferentes tipos de bordados. Os professores que atuarão no curso são todos graduados e especializados nas áreas de atuação, os quais passaram por uma seleção prévia para integrarem o projeto. A coordenação é da professora Carolina Barros.

Inscrições para MEI RS são prorrogadas até 15 de março

As inscrições para o programa MEI RS: Consultoria e Planejamento de Negócios foram prorrogadas. Os microempreendedores individuais (MEIs) dos 44 municípios selecionados que desejarem receber orientações personalizadas em marketing e vendas, estratégia ou finanças podem preencher o formulário no endereço eletrônico www.trabalho.rs.gov.br/meirs até 15 de março.

Lançada em janeiro, a iniciativa busca reduzir os índices de encerramentos de atividades dessa categoria, a partir de convênio entre o governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae RS). Foram investidos R$ 2,18 milhões no programa, sendo que cada órgão aportou metade do valor.

Estão sendo disponibilizadas mais de 15 mil horas de consultoria individual feita por um especialista, na modalidade on-line, para mil MEIs situados nos dois municípios com o menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de cada uma das 22 regiões do Trabalho no Estado. Para participar, a empresa precisa ter sido constituída entre 2021 e o primeiro semestre de 2023.

Entre os 44 municípios selecionados estão Aceguá e Hulha Negra.

Leia também em Empreendedor
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br