MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

HU realiza primeiras cirurgias através de convênio com municípios

Após 13 anos de espera, Jandir Rigo, de 66 anos, morador de Candiota, conseguiu colocar prótese de quadril

Em 05/03/2024 às 10:51h
Rochele Barbosa

por Rochele Barbosa

HU realiza primeiras cirurgias através de convênio com municípios | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Realizadas na semana passada, as primeiras cirurgias traumatológicas, realizadas através de convênio entre o Hospital Universitário (HU) Doutor Mário Araújo, mantido pela Fundação Attila Taborda (FAT), com as prefeituras de Aceguá, Candiota e Lavras do Sul, retiraram três pacientes de uma longa fila de espera.

Para Aceguá, a parceria com o HU também permite a realizações de exames de Diagnósticos de Ultrassonografia; Eletrocardiograma; tomografia e Raio-X. No caso das cirurgias traumatológicas, de acordo com secretário Municipal de Saúde, Maurício Porto, o convênio representa uma alternativa para zerar a fila de espera por cirurgias.

“As ações dos municípios são pautadas em baixa complexidade. Mas aguardar que apenas Estado e União façam a média complexidade faz com que a comunidade também fique à espera. O convênio nos permite mudar isso. É fruto, também, de uma gestão com foco na intenção de ofertar uma saúde mais digna”, pontua Porto.

Hospital

O diretor Administrativo do HU, Leandro de Deus, ressalta que até o momento foram realizados 10 cirurgias de traumatologia. “No dia 28 de fevereiro, realizamos nossa primeira cirurgia de prótese de quadril, através do convênio firmado junto à Prefeitura de Acegua, e também parceria com a Secretaria de Saúde de Candiota”, destaca.

Ainda segundo o diretor, o hospital espera realizar mais 10 cirurgias traumatológicas no mês de março, respeitando a agenda. “Lembrando que, além de Aceguá e Candiota, o hospital possui convênio também com Secretaria de Saúde de Lavras do Sul”, explica.

O diretor reforça que o mais importante é o hospital dar mais qualidade de vida para as pessoas. “Ter condições de proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas, é o que move o nosso Hospital”, conclui.

A equipe que realizou o procedimento foi composta pelos médicos Alexandre Codevilla Teixeira e Marco Aurélio Portela, e a enfermagem de Paulo Daniel Medeiros, Diego Codevilla, Eliana Pereira, Neusa Fernandes, Marta Silveira e Willian Rodrigues.

Ainda segundo a diretora assistencial do HU, Giovana Borges, o bloco cirúrgico conta com equipamentos e instrumentos cirúrgicos de excelente qualidade. “Temos profissionais capacitados e humanizados. E ver o bloco em pleno funcionamento, diminuindo a fila de espera (pessoas com mais de 10 anos na fila) da nossa região, nos deixam muito felizes e com a sensação de dever cumprido”, completa.

O reitor da Urcamp, professor e doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, destaca que este é, sem dúvidas, um marco histórico excepcional para o Hospital Universitário. “O início das cirurgias de próteses traz esperança e novas possibilidades à população que tanto acolhe e é acolhida pela instituição. Cuidar é um ato de amor e de empatia. Ampliar nossos atendimentos e o portfólio de ações em saúde é um dos nossos objetivos, pois assim seguiremos atendendo a comunidade com a excelência que tem a marca registrada do Hospital Universitário Dr. Mário Araújo”, finaliza.

Vida transformada

O paciente Jandir Rigo, de 66 anos, morador de Dario Lassance, em Candiota, após 13 anos de espera, finalmente realizou a tão esperada cirurgia de prótese de quadril.

Conforme contou à reportagem, a filha do agricultor, Franciele Rigo, ele tinha um desgaste no quadril. “A vida dele era normal, trabalhava, andada de bicicleta e tudo, mas com o passar do tempo foi ficando cada vez pior a dor. O procedimento não foi fácil. Corremos muito para conseguir, até que desistimos”, explica. Ela destaca que somente teve êxito quando procurou o secretário de Saúde de Candiota, Fabrício Moraes (Bibi), que auxiliou a família. “Graças a ele conseguimos a cirurgia. Há uns anos atrás, procuramos a Defensoria Pública e, durante dois anos, o meu pai passou por consulta, exames, muita espera para nada. Ultimamente, ele andava muito mal, com dor de dia e noite”, comenta.

Franciele ainda destaca que ele está muito bem agora e a cirurgia foi um sucesso. “Fomos todos muito bem atendidos pela equipe do hospital e somos gratos pelo secretário de saúde que conseguiu agilizar”, enfatiza.

O secretário de Saúde de Candiota destaca que por ser uma cirurgia de alta complexidade, o município se sensibiliza com a questão. “Por se tratar de uma cidade pequena, e onde todo mundo se conhece, nos sensibilizamos, tentamos resolver e encaminhar da melhor forma. Essa parceria com o Hospital Universitário é muito importante. Podemos ajudar cada vez mais pessoas”, avalia.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br