MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Prefeitura de Hulha Negra confirma um caso positivo para dengue

Em 01/03/2024 às 14:23h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Prefeitura de Hulha Negra confirma um caso positivo para dengue | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Equipe de Combate a Endemias instalaram ovitrampas Foto: Divulgação

O secretário de Saúde de Hulha Negra, Volnei Coelho Jorge, confirmou um caso positivo para dengue no município. Trata-se de um homem que estava em viagem para fora do Estado. “O paciente estava com sintomas de dengue e procurou orientação na Secretaria de Saúde. Foi realizado o teste que confirmou positivo. Ele foi orientado pela secretaria de Saúde e está bem, isolado em casa e aguardando a liberação médica”, informou.

A Prefeitura informa que, nesta semana, a equipe de Endemias fez o rastreamento contemplando um raio de mais 300 metros de residências onde já foram encontradas larvas do mosquito e encaminharam para análise para verificar se são do Aedes aegypti.

O secretário salienta, ainda, que a colaboração da população é essencial no combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti: “Ao eliminar recipientes que acumulam água parada, manter caixas d'água fechadas e usar repelentes, as pessoas ajudam a reduzir os locais de reprodução do mosquito, contribuindo significativamente para prevenir a propagação da doença. São simples ações, que se forem aplicadas continuamente, a ponto de se tornar hábito, fazem uma enorme diferença. O município segue com os trabalhos intensivos de combate, mas o envolvimento da população é fundamental”.

Os agentes de Combate de Endemias instalaram um total de 33 ovitrampas na sede do município, que são armadilhas para que a fêmea do mosquito Aedes Aegypti seja atraída, através de levedo de cerveja, e deposite ali seus ovos, para que assim, possam ser traçadas estratégias de combate à dengue, como mutirões, educação em saúde, dentre outras ações. A ação surgiu através do Projeto Piloto das Ovitrampas do Estado no qual o município faz parte, e consiste na instalação da armadilha a cada 200 metros em diversos pontos da cidade. Nos domicílios, a instalação se deu através da autorização do morador por termo de consentimento livre e esclarecido.

O chefe do setor de Endemias, Gabriel Ruiz, explica as armadilhas permanecem instaladas por até cinco dias para evitar se tornar um criadouro, e após, é feito o recolhimento para análise e quantificação dos ovos depositados. “Geralmente, instalamos na quinta-feira e recolhemos na terça”, mencionou.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br