MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Hulha Negra e mais nove cidades são beneficiadas com antecipação do Bolsa Família

Em 25/02/2024 às 14:16h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Hulha Negra e mais nove cidades são beneficiadas com antecipação do Bolsa Família | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Município conta com 985 famílias inscritas no programa | Foto: Yuri Cougo Dias

Desde quinta-feira, dia 22, os beneficiários do programa Bolsa Família de nove municípios do Rio Grande do Sul e um do Espírito Santo, que se encontram em situação de emergência ou estado de calamidade reconhecidos pelo governo federal, já têm a oportunidade de movimentar os valores repassados para suas contas. A medida de antecipação foi anunciada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que decidiu unificar o pagamento de fevereiro do programa para esta data, proporcionando mais agilidade no acesso aos recursos para as famílias nessas localidades.

Hulha Negra, um dos municípios contemplados, conta com 985 famílias inscritas no programa, recebendo em média R$ 692,14 por mês, totalizando um repasse federal mensal de cerca de R$ 681.762 mil para pagamento dos benefícios. Vale ressaltar que, no início do ano, o município decretou situação de emergência após uma tempestade que atingiu a região da Campanha, em 17 de janeiro, causando diversos prejuízos e levando à declaração de situação de emergência e estado de calamidade pública.

A tempestade afetou principalmente residências na zona rural, atingindo os assentamentos Nova Querência, Chê Guevara, Conquista do Arvoredo, Santa Elmira, Boa Amizade, Nova União e Missões do Alto Uruguai.

Além de Hulha Negra, os municípios gaúchos afetados pelo calendário escalonado do Bolsa Família incluem Cruzeiro do Sul, Erechim, Guaíba, Lagoa Bonita do Sul, Mata, Passa Sete, São Vicente do Sul e Torres. No Espírito Santo, os residentes de Ibatiba terão a mesma oportunidade de saque em um único dia. Em uma medida especial, o pagamento feito por meio da Caixa Econômica Federal (CEF) nessas cidades não será escalonado, visando garantir uma movimentação mais rápida dos benefícios para atendimento de necessidades urgentes, como alimentação.

Além disso, o ministério autorizou o saque sem cartão e sem uso de documentos para os beneficiários que tenham perdido seus documentos, mediante o uso da Declaração Especial de Pagamento emitida pela gestão municipal do programa social. Essas ações diferenciadas são válidas por dois meses e incluem a liberação dos valores logo no primeiro dia do calendário de pagamento a todas as famílias beneficiárias do município afetado. O prazo de atualização cadastral e repercussão nos benefícios do Bolsa Família de famílias incluídas nos processos de Averiguação Cadastral e Revisão Cadastral também será prorrogado.

Caso a situação de emergência ou estado de calamidade pública permaneça após esse período de dois meses, será necessária uma nova solicitação encaminhada pela coordenação estadual do Bolsa Família ao MDS. Enquanto isso, no restante do país, o cronograma de pagamentos estipulado para fevereiro teve início na sexta-feira (16), com os beneficiários com NIS final 1, e seguirá até a quinta-feira (29) da próxima semana, quando recebem os beneficiários com NIS final zero.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br