MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Prefeito inaugura gabinete junto à obra da barragem

"Estar com meu gabinete aqui, é poder acompanhar, fiscalizar e mostrar para a população, semanalmente, a evolução", disse Divaldo

Em 20/02/2024 às 08:28h

por Redação JM

Prefeito inaugura gabinete junto à obra da barragem | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Felipe Valduga

A principal empreitada em execução em Bagé e região foi palco, na manhã de segunda-feira, dia 19, de um amplo ato do Executivo Municipal destinado à inauguração do Gabinete do Prefeito instalado junto ao canteiro de obras da futura barragem. Com a presença de representantes de diferentes segmentos da sociedade, o encontro contou com discursos enaltecendo a importância do empreendimento e, ainda, com um tour pelo futuro reservatório.

Ao justiticar a iniciativa, o chefe do Executivo, Divaldo Lara, argumentou que a ideia é propiciar maior proximidade da Prefeitura com a construção e, ao mesmo tempo, permitir uma fiscalização mais presente e participativa por parte do governo municipal. "A obra da barragem é um símbolo, é um marco. E estar com meu gabinete aqui, é poder acompanhar, fiscalizar e mostrar para a população, semanalmente, a evolução dessa obra com as visitas da própria comunidade. Essa comunidade tem que saber e acompanhar o que o Exército Brasileiro está fazendo, que é a grande obra da história de Bagé", disse.

Divaldo ainda fez questão de assinalar reconhecimento ao empenho do Exército na execução da da obra. "É o primeiro convênio com um município. E isso abre portas para outras cidades, também, construírem obras com a parceria do Exército Brasileiro. Tenho total confiança neste trabalho. Com o Exército, a obra pode até demorar um pouco mais, mas temos a certeza de que tudo será execução de acordo com o que está projetado, com qualidade", frisou.

O prefeito comentou que, a partir de agora, com o gabinete, até mesmo audiência periódicas que eram realizadas junto à Prefeitura de Osório passarão a ser realizadas no local. "É a obra mais importante do meu governo e  faço questão de acompanhar ela diariamente. É muito importante que o prefeito esteja junto, acompanhe, é uma marca de nosso governo, estou sempre nas obras, cuido delas, acompanho as obras, estão em exato as faltos acontecendo, os prédios construídos e a barragem aqui em pleno andamento".

Nova nomenclatura

A exemplo do que vem ressaltando há algum tempo, Divaldo adiantou que a Barragem não deve mais ser chamada de Arvorezinha, mas de Bagé. A ideia já sustentada pela comunicação oficial há mais de um ano deve, em breve, ser formalizada por meio de um projeto de Lei que oficialize a troca de nomenclatura.

Atual cenário

O engenheiro responsável pela obra, Endrigo Silveira, detalhou o andamento dos trabalhos. “Estamos trabalhando na escavação do Canal de Descarga que envolve ainda desmonte de rocha com uso de explosivo e transporte deste material excedente para a área de bota fora. Também estamos movimentando material de primeira categoria para utilização no barramento e assumimos outra frente de trabalho agora, que é a adequação da estrada da arvorezinha, adequando o traçado do caminho vai dar acesso à alça da ponte sobre o Canal de Descarga. Paralelo a isso, o Exército Brasileiro está trabalhando nas perfurações para futura detonação, além do trabalho na ombreira direita”, resumiu.

Por sua vez, secretário da Geplan, pasta responsável pela obra, Alexandre Vedooto, acrescentou que, entre os próximos passos, estão a estação de recalque, britagem, tomada de água, entre outros, reafirmando que o prazo para término da obra se mantém em 2025.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br