MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Câmara avalia criação de comenda para homenagear religiosos

Honraria sugerida por Helderlins objetiva destacar pessoas que se dedicam ao combate à intolerância e preservação da fé

Em 06/02/2024 às 11:19h

por Redação JM

Câmara avalia criação de comenda para homenagear religiosos | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Jéssica Pacheco

Um projeto de Decreto Legislativo, protocolado dia 1º, sugere a criação, pela Câmara de Vereadores, da Comenda de Honra ao Mérito Príncipe Custódio Joaquim de Almeida. A honraria, na prática, objetiva destacar pessoas que se dedicam à religião, independente do credo ao qual atuam.

A matéria, assinada por Helderlins Montanha Etcheverry, prevê a realização de uma condecoração anual, em março e, preferencialmente no dia 21 (Dia Nacional das Tradições Africanas), a quem tiver "comprometimento e devoção, combatendo, portanto, a intolerância religiosa, e tendo por objetivo, ainda, realizar um dia ecumênico na Casa Legislativa, isto é, reunir todas as religiões através da fé".
Ao especificar a legislação, o proponente sugere que "os vereadores poderão sugerir, por escrito, os nomes de pessoas a serem agraciadas, sendo, no máximo, uma por cada Edil, devendo, na indicação, constar resumidamente o motivo da escolha".

O proponente justifica que "considera-se justo para o combate à intolerância religiosa e preservação da fé com reconhecimento às pessoas que dedicam suas vidas à religião, que esta Casa Legislativa, através de nossos pares, aprovem o referido projeto de Decreto para que possamos instituir uma Comenda cujo dia será ecumênico, isto é, voltado a reunir todas as religiões em prol da fé".

Já a respeito da menção de Príncipe Custódio Joaquim de Almeida ao prêmio, cita a trajetória do mesmo: "Chegou ao Brasil em 1899. Vindo da África, passou por Pelotas, Bagé e, nos últimos anos de vida, residiu na Capital Gaúcha, onde morreu aos 104 anos. Em Porto Alegre, o Príncipe Custódio, como ficou conhecido, tornou-se uma referência cultural e religiosa não apenas para a comunidade negra, mas, também, dentre líderes políticos locais. (...) Na Rainha da Fronteira, onde residia antes de morar em Porto Alegre, o Príncipe Custódio também fez história e deixou marcas, principalmente por ter criado vários centros de religião de matriz africana".

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br