MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Cieps de Bagé e Dom Pedrito implementam tempo integral para alunos do Ensino Fundamental

Em 01/02/2024 às 16:28h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Cieps de Bagé e Dom Pedrito implementam tempo integral para alunos do Ensino Fundamental | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Escola amplia a modalidade Foto: Divulgação

A Secretaria da Educação (Seduc) realizou, essa semana, a formação de gestores, equipes diretivas, chefes de divisão das Coordenadorias Regionais de Educação e secretários de escola, que passam a integrar, a partir do ano letivo de 2024, a modalidade de Ensino Médio em Tempo Integral. O modelo, que já havia sido implementado em 111 instituições em 2023, será expandido para um total de 205 escolas estaduais.

Na região de abrangência da 13ª Coordenadoria Regional de Educação, a implementação do modelo está acontecendo de forma gradual desde o ano passado nas escolas Luiz Mércio Teixeira, Justino Costa Quintana e Luiz Maria Ferraz (CIEP), Bagé; Getúlio Dornelles Vargas (CIEP), Dom Pedrito; Francisco Assis Rosa de Oliveira (FARO), Candiota e Dinarte Ribeiro, Caçapava do Sul.

A mudança na matriz atingiu, primeiramente, os ingressos do 1º ano do Ensino Médio em 2023. Já em 2024, o plano é seguir sucessivamente com os segundos anos e, em 2025, com os terceiros anos, até completar a etapa final da Educação Básica. Isso acarreta uma mudança na carga horária, na qual os estudantes vão passar a frequentar as aulas durante 7h30 min, ou seja, manhã e tarde.  Serão ofertadas aos estudantes três refeições, sendo dois lanches e um almoço.

Conforme a coordenadora regional de Educação, Miriele Rodrigues, o Estado está investindo em estrutura e recursos para que a escola compre seus materiais. Ela salienta que as instituições com a modalidade continuam as mesmas do ano passado, porém, houve ampliação nos Cieps de Bagé e Dom Pedrito, que passaram a ter de primeiro ano do Fundamental até o Ensino Médio integrais. “Não havia tempo integral no Fundamental e, agora, passa a ter nessas duas escolas. Mas as escolas continuam as mesmas”, destaca.

A coordenadora enfatiza que estão sendo realizadas várias formações para as mudanças da proposta pedagógica, buscando mais efetividade. “É basicamente isso. Investimento na formação para que a proposta pedagógica, de fato, tenha atratividade, seja bacana para os alunos”, comenta.

Ensino Médio

A expansão do Ensino Médio em Tempo Integral é uma ação prioritária do governo do Estado. A iniciativa busca garantir novas oportunidades de aprendizagem e protagonismo a todos os jovens da rede de ensino. O novo modelo apresenta uma proposta pedagógica multidimensional, integrada às dinâmicas da atualidade e ao desenvolvimento das competências cognitivas socioemocionais.

O sistema foi ampliado, com a adesão, em 2024, de mais 94 unidades de ensino, passando de 111 para 205 instituições em tempo integral np Estado. Esse número representa 18% das escolas da rede estadual.

O projeto prevê transformar, até 2026, 50% das instituições de Ensino Médio da rede pública em escolas de tempo integral e atingir um índice de 25% de matrículas nessa modalidade.


 

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br