MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Campanha supera expectativas em vacinação e ultrapassa índices estaduais

Em 01/02/2024 às 18:08h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Campanha supera expectativas em vacinação e ultrapassa índices estaduais | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Arquivo JM

Os municípios de Aceguá, Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul, gerenciados pela  7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), superaram os índices estaduais nas campanhas de vacinação contra Influenza e na Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente, realizadas em 2023. 

Durante a 25ª Campanha Nacional de Influenza, a 7ª CRS, responsável pela gestão de mais de 182 mil habitantes, alcançou uma cobertura de 89,9%, colocando-a em primeiro lugar entre as coordenadorias que mais vacinaram sua população prioritária, muito acima do índice estadual de 56,37%. Já na Campanha de Multivacinação, a região ocupou o terceiro lugar ao atingir 59,5% de cobertura vacinal, com 5.942 doses aplicadas, superando a média do Estado que foi de 47,4%.

A enfermeira Lívia Rolim, responsável pelas imunizações dirigidas pela Coordenadoria, afirma que uma equipe que trabalha com o mesmo propósito consegue superar as adversidades e trazer maiores resultados. "É fundamental a parceria com os profissionais e trabalhadores da saúde que lutam pelo SUS que tanto almejamos, com qualidade e eficiência para atender às demandas da população", ressalta a servidora.

De acordo com a coordenadora regional, Claudia Souza, esses números refletem o incansável esforço de uma equipe dedicada e competente, que trabalha incansavelmente para melhorar as condições de saúde nos municípios da Regional. "Estamos extremamente orgulhosos dos resultados obtidos pela 7ª CRS e por todas as equipes de saúde dos municípios da região nas campanhas de vacinação em 2023. Unidos, tanto o âmbito regional quanto o municipal, alcançamos índices que superaram as expectativas estaduais. Isso não é apenas um reflexo do nosso compromisso, mas também da confiança depositada em nós pela comunidade que atendemos", salienta.

Campanhas de vacinação

A 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, realizada no Rio Grande do Sul, teve início em 10 de abril e encerrou em 31 de maio. Conforme divulgado no Informe Técnico Operacional, a campanha adotou uma abordagem única, com apenas uma fase para todos os grupos prioritários. A meta estabelecida era vacinar 90% dos grupos de crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, idosos e trabalhadores da saúde, totalizando 5.054.465 pessoas. Para os demais grupos, os dados de doses aplicadas foram disponibilizados previamente. De acordo com os números divulgados pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde, através do Governo do Estado, foram aplicadas 3.592.450 doses no RS, resultando em uma cobertura vacinal de 56,37%.

Já a Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente ocorreu no período de 14 a 28 de outubro de 2023, sendo o dia de mobilização estadual (Dia D) 21 de outubro. Na Multivacinação, a estratégia consiste em atualização de esquemas em atraso, contemplando crianças e adolescentes menores de quinze anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias), tendo como objetivo elevar as coberturas vacinais para reduzir o risco de (re)introdução e/ou disseminação de doenças imunopreveníveis no Brasil. Segundo os números divulgados pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde, através do Governo do Estado, ao longo da campanha, 384.503 crianças e adolescentes compareceram nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 47,4% receberam algum tipo de vacina (182.215). Com relação à faixa etária dos vacinados, 49% tinham entre 0 a 4 anos de idade, 22,1% entre 5 a 9 anos e 28,9% estavam entre 10 a 14 anos. Os imunobiológicos mais aplicados foram Febre Amarela, HPV Masculino, Covid-19, Meningo ACWY e Varicela, totalizando cerca de 329.449 doses aplicadas em todo Rio Grande do Sul, considerando que um indivíduo pode receber mais de um tipo de vacina.


 

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br