MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Construção de ponte de concreto sobre o Rio Jaguarão deve ser retomada

Termo aditivo para a execução da obra foi assinado na terça-feira (23)

Em 27/01/2024 às 09:24h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Construção de ponte de concreto sobre o Rio Jaguarão deve ser retomada | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Fernando Risch/Especial JM

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) formalizou, nessa semana, um termo aditivo para a execução da construção de uma ponte de concreto sobre o Rio Jaguarão, entre Candiota e Hulha Negra. Trata-se de mais uma etapa para atender uma demanda histórica da região e representa o compromisso do poder público com o desenvolvimento regional e melhoria da mobilidade local.

O contrato com a empresa Lavoro Engenharia Ltda, no valor de cerca de R$ 3,3 milhões oriundos de contrato de repasse firmado com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), foi assinado pelo secretário titular da Seapi, Giovani Feltes, na presença de prefeitos da região. 

A estrutura, que permite a passagem pelo Rio Jaguarão, na divisa entre os municípios de Candiota e Hulha Negra, é também uma rota de ligação para outras cinco cidades: Aceguá, Herval, Pedras Altas e Pinheiro Machado. A espera pela melhoria já ultrapassa uma década. A ponte, com cerca de cerca de 100 metros de extensão, faz a divisa entre os assentamentos 20 de Agosto, do lado de Candiota, e Jaguarão, do lado de Hulha Negra. Além da circulação normal de veículos entre as zonas rurais dos municípios, a estrutura deve facilitar o escoamento da produção agrícola, bem como o acesso a serviços de Saúde e Educação. O estado de degradação da estrutura gera preocupação, inclusive para veículos leves, impedindo sua utilização correta.

Conforme Feltes, essa foi uma conquista da união de esforços de várias lideranças locais. “Foram diversas reuniões e discussões para chegarmos até aqui. Esse é mais um passo importante, uma etapa obrigatória, para que se busque o reinício dessa obra que é tão importante para toda a região”, afirma o secretário.

O próximo passo será a realização de reunião com a Caixa Econômica Federal, mandatária da União, para acertar os últimos detalhes e poder confirmar o reinício da obra. 

Estiveram presentes na reunião o presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja) e prefeito de Pedras Altas, José Volnei de Oliveira, além dos prefeitos de Candiota, Luiz Carlos Folador, de Hulha Negra, Carlos Renato Teixeira Machado e de Aceguá, Marcus Peti, e outras lideranças da região. O prefeito de Candiota salientou, em suas redes sociais, que 'a luta valeu a pena e a espera terminou'.

Histórico

Os recursos necessários para construir uma nova ponte foram destinados pelo Governo Federal, ainda no ano de 2013. Foram destinados, aproximadamente, R$ 1,8 milhão, através do extinto Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Durante o governo Tarso Genro, que recebeu os recursos, o município de Candiota deu andamento à documentação e projetos necessários. Depois, passaram-se os quatro anos do governo de José Ivo Sartori sem avanços, com a documentação tramitando entre a Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (CAGE), órgão vinculado à Secretaria da Fazenda, e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER/RS).

A mudança no projeto da construção da ponte sobre o Rio Jaguarão chegou ser debatida em abril de 2018. À época, os representantes do Cideja e o deputado estadual Fábio Branco articularam a construção da nova ponte sobre o Rio Jaguarão. O acesso de madeira chegou a ser interditado por duas vezes pelas prefeituras de Candiota e Aceguá e, inclusive, foi erguido um desvio pela estrada do Salso, próximo ao assentamento Companheiro João Antônio - trecho que deverá ser alternativa durante a construção da nova ponte. Em 2023, o temo voltou à pauta, quando o deputado estadual Luiz Fernando Mainardi, do PT, liderou uma comitiva de vereadores e representações de Aceguá, Candiota e Hulha Negra, em reunião com Feltes, para tratar da obra da ponte. No encontro, as lideranças expuseram a situação que envolve a obra e pediram medidas para destravá-la.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br