MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Eletrobras conclui venda do complexo termoelétrico de Candiota

Em 03/01/2024 às 19:40h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Eletrobras conclui venda do complexo termoelétrico de Candiota | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Unidade foi adquirida pelo grupo Âmbar Energia S.A / Foto: Divulgação

A Eletrobras concluiu, no dia 2 de janeiro, a venda do complexo termoelétrico de Candiota, o único ativo a carvão do grupo, para o grupo Âmbar Energia S.A (Âmbar Energia). A venda foi pelo valor de R$ 72 milhões (Equity Value). A usina, localizada em Candiota, detida pela Companhia de Geração e Transmissão de Energia Elétrica do Sul do Brasil (Eletrobras CGT Eletrosul), possui capacidade instalada de 350MW.

Candiota era o último ativo a carvão da Eletrobras e foi vendida como parte do plano de descarbonização da companhia, que tem a meta de alcançar emissão zero de carbono em 2030. Sozinha, a usina respondia por um terço das emissões da empresa.

Inaugurada em 2011, a usina é o primeiro ativo de geração a carvão da Âmbar. A compra faz parte da estratégia de ampliação do parque gerador da empresa, que já soma 2 GW. A empresa do grupo J&F já é a quarta maior geradora térmica a gás natural do Brasil.

A Âmbar Energia é uma empresa brasileira de geração de energia elétrica da J&F Investimentos, holding pertencente à família Batista, que controla empresas como a JBS, Eldorado Celulose e outras, sediada na cidade de São Paulo. Fundada em 2015, a Âmbar Energia atua na produção, geração e comercialização de energia térmica e por Pequenas Centrais Hidrelétricas. Atualmente é responsável pela gestão das usinas termelétrica de Cuiabá e em Uruguaiana.

Legislação favorável

Candiota está entre as usinas a carvão beneficiadas pelo projeto de lei das eólicas offshore, aprovado pela Câmara dos Deputados no fim de novembro do ano passado. Emendas incluídas durante a votação em plenário estabeleceram que as usinas a carvão mineral podem renovar seus contratos de venda de energia elétrica em 2028, por mais 22 anos.

O prazo, até 2050, foi escolhido em relação à meta de descarbonização da economia brasileira. Quando, em tese, as térmicas a carvão se adaptam para anular suas emissões. Os novos contratos teriam inflexibilidade de 70%, a geração na base para atender a demanda do mercado cativo, onde está a maior parte dos consumidores.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br