MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Após anunciar busca por curso de Medicina, Urcamp ganha apoio regional

Em 23/12/2023 às 11:10h

por Redação JM

Após anunciar busca por curso de Medicina, Urcamp ganha apoio regional | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
CAPA | Foto: Chrystian Ribeiro/Ascom

O Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp) está consolidando um amplo respaldo político para concretizar o tão aguardado projeto de implantação do curso de Medicina. Desde que anunciou a intenção de viabilizar a oferta da graduação, a Instituição de Ensino Superior tem conquistado o apoio de diversas prefeituras da Campanha gaúcha, sinalizando um compromisso unificado com o desenvolvimento educacional e aprimoramento do sistema de saúde local.

O movimento teve início em Bagé, onde o então prefeito em exercício, Mário Mena Kalil, deu um passo significativo ao assinar o termo de adesão e apoio à iniciativa. A partir de então, a mobilização tem se estendido, com êxito, a outras localidades, como Aceguá, Hulha Negra, Dom Pedrito, Lavras do Sul e Candiota, demonstrando um engajamento regional expressivo.

Logo após receber, de forma pública, o apoio de Bagé, uma agenda percorreu os demais municípios mencionados e, do mesmo modo, termos foram assinados pelo chefe do Executivo de Candiota, Luis Carlos Folador; de Lavras do Sul, Sávio Prestes (na imagem ao lado do reitor e do secretário de Saúde, Cacildo Delabary); de Hulha Negra, Renato Machado; do prefeito em exercício de Dom Pedrito, Diego da Rosa Cruz (na foto, acompanhado pela secretária de Saúde, Raquel Cristina Stochero dos Santos, e do vice-reitor, Guilherme Bragança); do gestor de Aceguá, Marcus Peti (na foto com o secretário Geral de Governo e Saúde, Maurício Porto, e do diretor do Samu, Diego Codevilla).

O presidente da Fundação Atilla Taborda e reitor da Urcamp, professor Antônio Evanhoé Sobrinho, destaca que este compromisso regional é fundamental para o sucesso do projeto. "O curso de Medicina, baseado em Bagé, terá um impacto positivo em toda a nossa região. Centenas de jovens, que aspiram se tornar médicos, poderão realizar seus estudos sem se distanciar de suas famílias, contribuindo assim para o desenvolvimento local. Além disso, iremos suprir a demanda por médicos em todos os municípios ao nosso redor, proporcionando benefícios a todos através do curso de Medicina", justifica.

O curso de Medicina na Urcamp, caso autorizado, será uma resposta ao déficit de médicos no país, e a instituição, reconhecida por sua atuação na área da saúde ao longo de três décadas, se destaca por seu caráter comunitário. Os cursos existentes na área da saúde, como Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, já desempenham um papel ativo na prevenção e atenção básica em Bagé e região.

O projeto do curso de Medicina encontra-se em desenvolvimento, com uma equipe dedicada trabalhando em sua elaboração. A iniciativa envolve uma colaboração entre a Urcamp, o Hospital Universitário e o Dr. Carlos Eduardo dos Santos, provedor da Santa Casa de Caridade de Bagé, que, inclusive, já foi convidado a assumir a coordenação do curso.

A previsão é que a proposta finalizada seja enviada ao Ministério da Educação (MEC) até maio de 2024. Com esse curso, a Urcamp não apenas fortalecerá sua presença na formação profissional em saúde, mas também assumirá um papel crucial na melhoria do atendimento médico em toda a região da Campanha, contribuindo significativamente para o desenvolvimento socioeconômico local.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br