MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

CDLs da região integram campanha contra aumento do ICMS

Em 10/12/2023 às 11:04h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

CDLs da região integram campanha contra aumento do ICMS | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Reprodução /JM

As Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) de todo o Rio Grande do Sul, sob a liderança da Federação Varejista do Estado, lançaram uma mobilização conjunta contra o aumento do ICMS. A campanha, que teve início na quarta-feira, dia 6, foi detalhada em uma reunião virtual com a participação de presidentes e líderes do movimento lojista. Os CDLs de Bagé, Candiota e Aceguá irão participar da mobilização. 

O objetivo é unir forças para atuar junto aos parlamentares gaúchos, sensibilizando-os para a gravidade do ajuste do ICMS e os impactos financeiros que podem afetar as empresas do segmento de comércio e serviços, caso o aumento do imposto seja aprovado.

O diretor do SSPC de Bagé, Francisco Pinto, juntamente com a presidente da CDL, Vorgia Obino, confirmaram a participação. O presidente do CDL de Candiota, Clarque Rostan, e o de Aceguá, Leão Junior Silveira Lucas, irão definir a participação na próxima semana, após reunião com a diretoria. 

De acordo com Pinto, a mobilização em nível estadual está sendo capitaneada pelo CDL de Porto Alegre e a manifestação deve ocorrer na Capital gaúcha visto que a votação será na Assembleia Legislativa articulada junto aos deputados estaduais. “Somos totalmente contrários ao aumento porque vai afetar diretamente os empresários de todos os segmentos e a população”, disse. 

A proposta foi protocolada na Assembleia Legislativa no dia 16 de novembro, conforme proposição PL 534/2023. A matéria está em regime de urgência e deve ser votada até 19 de dezembro, última sessão de votação na AL – podendo ser estendida até o dia 21/12. Para ser implementado, o projeto precisa ser aprovado por maioria simples, ou seja, no caso dos 55 deputados participarem da sessão, será necessário 28 votos a favor. Se aprovado, o aumento do ICMS passa a valer no final de março de 2024.

A intenção do governo estadual é aumentar de 17% para 19,5% a alíquota básica do ICMS no Rio Grande do Sul.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br