MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Seival Sul Mineração investirá em projeto para produzir fertilizante organomineral

Em 09/12/2023 às 11:18h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Seival Sul Mineração investirá em projeto para produzir fertilizante organomineral | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Estrutura terá produção diária inicial de 500 quilos de NPK | Foto: Divulgação

A Seival Sul Mineração (SSM), empresa que opera na extração de carvão no município de Candiota, está trilhando caminhos inovadores com seu novo projeto de produção de Fertilizante Organomineral (OM). O objetivo é utilizar o carvão proveniente da mina, combinado com fertilizantes químicos NPK, para criar um produto altamente eficaz e, ao mesmo tempo, reduzir a dependência do Estado e do Brasil em relação aos insumos importados.

De acordo com o geólogo Gustavo Bastiani, na fase atual do projeto, a SSM obteve licença ambiental para implementar uma planta piloto dedicada ao desenvolvimento do fertilizante organomineral. O valor investido nesta planta será de R$ 500 mil e o projeto terá dimensões de 10 x 15 metros. O geólogo salienta que a obra representará um passo crucial no processo de criação do OM, que será baseado no carvão da mina de Candiota. A capacidade de produção inicial está estimada em cerca de 500 quilos por dia.

Conforme Bastiani, o projeto visa utilizar 50% de carvão na composição do fertilizante, aproveitando as propriedades únicas do linhito encontrado na jazida. Esse carvão imaturo é caracterizado pela presença preservada de ácidos húmicos e fúlvicos, conferindo propriedades fertilizantes ao material.

Resposta às demandas agrícolas

Entre os benefícios do fertilizante organomineral, o geólogo salienta que vão além da simples substituição de produtos químicos. “O uso desse tipo de fertilizante promove um aumento significativo no carbono orgânico do solo, contribuindo para a melhoria da estrutura do solo”, disse. Além disso, a presença de ácidos húmicos e fúlvicos resulta em maior retenção de água no solo e uma notável melhoria na capacidade de trocas catiônicas (CTC), proporcionando um ambiente propício ao crescimento das culturas.

Bastiani destaca que a escolha estratégica de implantar a planta piloto em uma área já minerada de carvão, propriedade da SSM, demonstra o compromisso da empresa com a sustentabilidade ambiental. “Além de dar um novo uso a áreas anteriormente exploradas, a iniciativa visa tornar a produção de fertilizantes mais eficiente e ambientalmente amigável”, informa.

Para o geólogo, o projeto Seival Sul para a produção de Fertilizante Organomineral é uma resposta às demandas agrícolas, proporcionando uma alternativa local e sustentável aos fertilizantes químicos importados. “Ao unir a expertise em mineração da SSM com os conhecimentos agronômicos, a empresa está contribuindo para o desenvolvimento de práticas agrícolas mais sustentáveis e promissoras para o futuro”, afirma.

Segundo Bastiani, as obras para a planta piloto já começaram e representam o primeiro passo nessa jornada, que visa não apenas a autonomia na produção de fertilizantes, mas também a preservação do meio ambiente e o fomento da agricultura sustentável.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br