MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Após protesto com bloqueio de via, acordo prevê melhorias em estradas de Hulha Negra

Em 05/12/2023 às 13:41h
Rochele Barbosa

por Rochele Barbosa

Após protesto com bloqueio de via, acordo prevê melhorias em estradas de Hulha Negra | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Grupo bloqueou prinicpal via de acesso ao centro do município | Foto: Rodrigo Sarasol/EspecialJM

Assentados de Hulha Negra, com apoio das famílias acampadas nas margens da BR-293, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), realizaram, na manhã de segunda-feira, dia 4, de uma manifestação pedindo por melhorias nas estradas do municipio.

De acordo com o coordenador do MST, Ildo Pereira, atualmente, no acampamento, há 840 famílias. “Está acontecendo essa manifestação do pessoal assentado. Somos todos da mesma família do movimento, pois nosso acampamento foi montado a partir do apoio das famílias assentadas”, explicou.

Segundo informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Hulha Negra, o prefeito solicitou que fosse montada uma comissão para receber os manifestantes. Os servidores foram liberados e as portas foram fechadas. À tarde, o prefeito Renato Machado recebeu o grupo, composto por 30 integrantes para negociações.

Conforme o coordenador dos assentados, Marino Antônio de Bortoli, a mobilização reuniu, pelo menos, 900 famílias. “No sábado, nos reunimos e domingo deliberamos que, segunda-feira, iríamos fazer essa manifestação. As estradas estão sem manutenção há alguns anos e, nos últimos meses, ficou pior a situação”, argumentou ao destacar que foi deliberado em bloquear a rua em frente à prefeitura, com 40 tratores, carros, caminhonetes e caminhões, além de cerca de 300 pessoas. “Tivemos apoio ainda dos trabalhadores rurais, que estão acampados na BR-293, chegando a cerca de 600 pessoas na manifestação. A intenção era reinvindicar uma negociação”, completou.

O coordenador destacou que a comissão que participou da reunião com o prefeito e chegou a um acordo. “Conseguimos conversar e chegar a uma negociação. Iremos receber cerca de 300 cargas de cascalho para melhorar as estradas e foi deliberada, ainda, uma parceria com a Prefeitura de Aceguá, pois tem uma parte no local que faz parte do município deles e será recuperado junto”, completou.

De acordo com o divulgado, também será montada uma comissão permanente, para conversar com o Governo do Estado, segundo Bortoli, por cerca de 60% da região dos assentamentos ter vias de responsabilidade do Executivo gaúcho. “O Estado fez muito pouco, ou quase nada pela manutenção da infraestrutura dos assentamentos”, argumentou.

Por fim, Bortoli acrescenta que a Prefeitura cedeu duas patrolas para dar início aos trabalhos de recuperação na manhã desta terça-feira, dia 5. “Sabemos que tem três patrolas motoniveladoras e cinco caminhões, que foram adquiridos para manutenção junto ao Estado e ao Governo Federal, mas somente duas estão em funcionamento e um caminhão foi cedido para realizar este trabalho. As máquinas já foram hoje mesmo (segunda-feira, dia 4) para começar cedo da manhã o trabalho. Nós também acompanhamos os acampados até a BR-293, que está cerca de três quilômetros do centro de Hulha Negra”, completou.

Situação monitorada

Ao longo da manifestação, a Brigada Militar reforçou o trabalho de fiscalização no município durante toda a manhã e parte da tarde de segunda-feira. Segundo a Comunicação da BM, o efetivo de Bagé e também a força tática do 2º Regimento de Polícia Montada, de Santana do Livramento ,fizeram a segurança do local até as 16h.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br