MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Novo benefício para estudantes do Ensino Médio poderá atingir até 2,9 mil bajeenses

Em 29/11/2023 às 21:10h

por Amanda Tecchio Pires

Uma novidade anunciada esta semana, pelo governo federal, poderá contemplar até 5,5 mil estudantes da Campanha gaúcha que estão no Ensino Médio. Por meio da Medida Provisória nº 1.198, apresentada terça-feira, dia 28, ao Congresso Nacional, os ministérios da Educação e da Fazenda pretendem viabilizar bolsas de permanência e poupança para aqueles que estejam em escolas públicas e atendam requisitos específicos, como baixa renda.

Na Campanha gaúcha, conforme dados da 13ª Coordenadoria Regional de Educação, são, na atualidade, 5.591 estudantes desde da rede pública do Ensino Médio na área de abrangência. Somente em Bagé, são 2.974. Procurada pelo JM, a 13ª CRE disse que ainda necessita ser oficiada sobre a iniciativa para ter números exatos de possíveis beneficiários.

O projeto que prevê o benefício estipula que sejam necessários R$ 20 bilhões, aproximadamente, para custear o programa. O Congresso Nacional, por sua vez, tem o prazo de 120 dias para dar a resposta sobre a viabilidade.

Além de baixa renda, os estudantes que serão contemplados precisam estar inseridos no Cadastro Único. E, para receber a bolsa, deverão ser matriculados regularmente no Ensino Médio, possuir frequência mínima, garantir a aprovação no final de ano, e fazer a matrícula para o ano seguinte.  

A regulamentação também declara que, para aos alunos matrículados no último ano (9º) do Ensino Fundamental, será possível se inscrever, contanto que, tenham realizado a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Vale ressaltar que, este programa visa, principalmene diminuir a desistência e incentivar os alunos a concluirem sua formação no Ensino Médio.

Com informações da Agência Brasil

Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br