MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Hulha Negra tem gestão fiscal de excelência no Índice Firjan

Em 24/11/2023 às 09:24h

por Redação JM

Hulha Negra tem gestão fiscal de excelência no Índice Firjan | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Prefeito destaca gestão marcada pela austeridade / Foto: Rochele Barbosa/ Especial JM

Hulha Negra tem uma Gestão Fiscal de Excelência, segundo o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF 2022). Os dados foram divulgados neste mês de novembro e avaliam as contas de 5.240 cidades, onde vive 97,1% da população brasileira. O município atingiu a pontuação de 0.8836 considerado de Excelência, ficando em 71ª posição no Estado e 489ª no Brasil. O IFGF é composto por quatro indicadores com uma pontuação que varia de zero a um: Autonomia, Gastos com Pessoal, Investimentos e Liquidez.

Contabilizando um índice de 0.6516, o indicativo Autonomia, que mede a parcela da Receita Total dos municípios destinada aos investimentos, foi classificada como boa gestão. Já os outros três indicadores foram contabilizados índices classificados com excelência. Gastos com Pessoal (mostra quanto os municípios gastam com o pagamento de pessoal em relação ao total da Receita Corrente Líquida) e Investimentos (mede a parcela da Receita Total dos municípios destinada aos investimentos), alcançaram nota máxima e Liquidez atingiu nota 0,8827. O indicativo Liquidez verifica a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os recursos em caixa disponíveis para cobri-los no ano seguinte.

O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, comemora o resultado do estudo. “Em 2016, na gestão anterior à nossa (o prefeito foi reeleito), Hulha Negra figurava na 408ª posição no Estado. Avançamos 337 posições. No ranking nacional, o município ocupava a 2803ª posição, hoje, estamos entre os 489 municípios e avançamos mais de 2.3 mil posições. Sempre há como melhorar e por isso estamos satisfeitos com os resultados que colocam nosso município nas posições mais altas do ranking regional”, comemora.

O chefe do Executivo reforça, ainda, que ‘sem o trabalho e dedicação dos secretários e servidores, os resultados positivos não iriam acontecer’. “Isso é resultado de uma gestão fiscal séria e firme. Desde que assumimos estamos fazendo o dever de casa, investindo em social, saúde, educação, infraestrutura, saneamento, sem perder o equilíbrio das contas públicas e com o lema de ser servidor e não de ser servido”, pontua.

Machado destaca que a gestão trabalha cuidando de cada centavo. “Investimos recursos próprios, na manutenção de estradas, melhorias em escolas e na pavimentação, mas sempre buscando o dinheiro para depois fazer o investimento”, pontua, ao destacar que a prioridade, para os próximos meses, é recuperar os estragos causados pelo fluxo de caminhões, bem como o parque de máquinas. “Em função do desvio, por conta do bloqueio da rodovia, estes veículos pesados danificaram as redes de água a esgoto. Vamos recuperar isso. Também vamos recuperar nossas máquinas, para dar o devido atendimento aos produtores”, reforça.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br