MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Intervenção no Castelo de Pedras Altas inicia pelos terraços e telhados

Em 21/11/2023 às 10:45h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Intervenção no Castelo de Pedras Altas inicia pelos terraços e telhados | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Primeira etapa do terraço tem previsão de duração de um ano Foto: Divulgação/Instagram Castelo

Há mais de 30 dias, teve início a aguardada mobilização para o restauro do histórico Castelo de Pedras Altas. A estrutura, patrimônio cultural tombado pelo Estado, ganhará nova vida graças ao Projeto de Restauro e Revitalização – 1ª Etapa, aprovado em 2022 e financiado pelo Pró-Cultura RS, da Secretaria da Cultura e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Lei de Incentivo à Cultura.

O proprietário do Castelo, Luiz Carlos Segat, relata que as primeiras movimentações foram para instalar os alojamentos para os cerca de 15 funcionários envolvidos na obra. Em seguida, os andaimes foram instalados, marcando o início da restauração, a partir do terraço.

O método escolhido para esta primeira etapa do será execução de cima para baixo: a primeira intervenção foca no terraço e telhados, seguida pelas torres e andar superior, uma estratégia para resolver e evitar infiltrações. Nestas áreas, o reboco, a fiação elétrica e o encanamento serão removidos, substituídos por novos, mantendo a fidelidade ao projeto original. A pintura também será refeita, preservando a autenticidade do castelo.

Apesar das adversidades impostas pelas constantes chuvas na região da Campanha, que têm dificultado o trabalho, Segat assegura que as visitações ao castelo continuam normalmente. Os andares superiores, alvos da restauração, não estão inclusos nas áreas acessíveis aos visitantes durante esta fase.

O projeto de restauro e revitalização do Castelo de Pedras Altas conta com o apoio de diversas empresas e instituições. O financiamento, que chega a quase R$ 2 milhões, é resultado do patrocínio da Rede Super, Plasbil, Podal Distribuidora, Unimed, Beltrame Materiais de Construção, DSL Postos Santa Lúcia, além do apoio institucional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), Prefeitura de Pedras Altas e da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). A Fundação Toyota do Brasil também contribuirá diretamente, patrocinando a segunda etapa do projeto.

O custo total do restauro da parte estrutural está estimado em mais de R$ 10 milhões, com uma previsão de conclusão em cinco anos. Paralelamente, um convênio entre a Associação responsável pelo Castelo e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) garantirá a restauração do acervo da lendária biblioteca de Assis Brasil.

Um ponto de destaque é a inclusão do Castelo de Pedras Altas na programação de celebração dos 100 anos do Pacto de Pedras Altas, que encerrou a Revolução de 1923. O evento, organizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul, ocorrerá de 7 a 9 de dezembro, com uma visita guiada ao Castelo e um almoço no local marcando o encerramento.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br