MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Nova edição da Descida do Camaquã acontece no final de janeiro

Em 13/11/2023 às 09:11h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Nova edição da Descida do Camaquã acontece no final de janeiro | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Fervor visto pelo lado de Santana da Boa Vista | Foto: José Crespo/Especial JM

A 29ª Descida do Camaquã já tem data para acontecer. Na terça-feira, 7, a coordenação do evento iniciou os preparativos para a nova edição, programada para os dias 20 e 21 de janeiro. Conforme explica o coordenador, José Crespo, a escolha dessa data específica não é casual; ela coincide com o feriado em homenagem ao Santo Padroeiro de Bagé, São Sebastião.

A tradição da Descida do Camaquã, envolvendo trechos em Caçapava do Sul, já perdura há cerca de uma década, quando surgiu a ideia de explorar aquele município como ponto central para acampamento, promovendo uma integração com a Segunda Capital Farroupilha. “Como já não fazemos largadas ou chegadas no Passo do Cassão já há um bom tempo, cremos ser este o momento para retomar essa prática”, destaca Crespo.

Enquanto aguardam por um encontro com os gestores de Caçapava, foram realizadas vistorias nos acessos e contatos com os proprietários nas Minas do Camaquã - Crespo destaca que o proprietário do Camping Agrobiagini, Luiz Inácio Biagini, disponibilizou o espaço para acampamento dos remadores, localizado próximo ao Passo da Barquinha. Além disso, Renê Alves de Borba abriu as portas de sua propriedade, no "Fervor", para a retirada das embarcações.

Desta forma, a jornada pelo rio Camaquã será dividida em duas etapas: no sábado, dia 20, a largada acontecerá no Passo do Cassão, estendendo-se até o Passo da Barquinha, percorrendo uma distância de 18 quilômetros. No domingo, dia 21, a segunda etapa terá início no Passo da Barquinha, seguindo até o "Fervor", com um trajeto de 8km.

Nos próximos dias, a coordenação tentará reagendar a reunião com a Prefeitura de Caçapava do Sul para discutir possíveis apoios e integração com os remadores locais. Além disso, será abordada a perspectiva da 2ª edição da Gincana Ecológica do Rio Camaquã, com enfoque ecológico/social. O grupo também está em contato com o Executivo de Pinheiro Machado, em busca de  uma descida integrada, já que o evento contará com dois municípios pela margem esquerda e dois pela direita inseridos ao longo dos trajetos.

Até o final do ano, a logística de transporte de remadores e embarcações será definida, assim como o formato da descida. No início de janeiro, serão abertas as inscrições para remadores veteranos, os quais poderão ser apresentados por outros participantes, com avaliação da coordenação e um limite de participantes a ser definido. 

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br