MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Fronteira Encantada ampliará horários de freeshops em Aceguá

Em 11/11/2023 às 15:50h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Fronteira Encantada ampliará horários de freeshops em Aceguá | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Evento inédito está agendado para dezembro | Foto: ArquivoJM

Com o foco de fomentar o empreendedorismo e a visibilidade da cultura local, Aceguá concentrará as atenções da região da Campanha e das cidades próximas do Uruguai. No dia 9 de dezembro, num sábado à noite, haverá o Fronteira Encantada, evento organizado pela Associação Comercial, Industrial e Serviços de Aceguá (Acisa), em parceria com a Prefeitura e com apoio da Intendência do lado uruguaio. O principal atrativo será o horário diferenciado de funcionamento dos freeshops e demais estabelecimentos comerciais até as 22h (entrada até as 21h).

A intenção é que, além da movimentação comercial, Aceguá também tenha uma noite movimentada por conta das programações artísticas que estão confirmadas para serem apresentadas na praça. Estão garantidos no evento as seguintes atrações musicais: Renovación (Aceguá), Celinho, Som da Cor, Fede Rojas e DJ Luana Gomez. Além da música, os espaços gastronômicos e demais empreendedores do setor de alimentação também estarão disponíveis para abrilhantar o evento.

Promoção “te leva ao Rio de Janeiro”

Presidente da Acisa, Leão Júnior Silveira Lucas relata que a ampliação do horário é apenas um dos benefícios para o público. Os freeshops e demais lojas terão descontos e condições exclusivas para o dia 9 de dezembro. Dentro desse contexto, a principal promoção é “Aceguá te leva ao Rio de Janeiro”.

Segundo Leão, a cada R$ 100 de compras no CPF registrado, a pessoa ganha um cupom para concorrer para uma viagem ao Rio de Janeiro, com direito a acompanhante. Serão quatro dias e três noites na Cidade Maravilhosa. Mas, por se tratar de uma zona de fronteira, o presidente da Acisa informa que os consumidores podem cadastrar três cupons, o que, naturalmente, triplicará a chance de concorrer ao prêmio. Além da viagem, os participantes também concorrerão a televisores, ar-condicionados, entre outros produtos. Os resultados serão divulgados durante a festa da Fronteira Encantada. Também haverá wifi gratuito no espaço do evento.

Conforme o presidente, a intenção, a partir da promoção e benefícios, é o impulsionamento de clientes e turista e a ampliação do alcance de Aceguá. “Sabemos que o maior público vem de Bagé e região. Por isso, com a ampliação do horário, dá tempo das pessoas saírem do trabalho e virem até Aceguá e fazerem suas compras tranquilamente. Será algo inédito para os freeshops do município”, contextualiza.

Uma cidade sem fronteiras

Ainda que haja territorialidades estabelecidas, a intenção da gestão da Prefeitura e dos empreendedores que fazem parte da Acisa é pela troca cultural e desenvolvimento regional. Isso a partir da relação com outros municípios gaúchos e, também, com o lado uruguaio. “Os integrantes da Acisa fazem parte de uma nova geração de Aceguá que nasceu cresceu e estudou na cidade. É uma iniciativa que se desenvolveu neste ano e que possui mais de 70 associados. Acreditamos nela, só que alguém precisa dar o pontapé inicial. Temos que fazer nossa parte”, salienta.

Vice-presidente da Acisa, Vanderson Machado também ressalta que a intenção da Fronteira Encantada é que as próprias redes dos free shops instalados em Aceguá visualizem o potencial econômico e cultural existente na região. “Quando conseguirem olhar de uma forma mais ampla para nossa cidade, tenho certeza que vão nos ajudar ainda mais, com novos investimentos. Fizemos o possível, mas sabemos que, se estivermos todos juntos, podemos chegar mais longe”, salienta.

“Brasileiros e uruguaios são aceguaenses”, afirma prefeito

Prefeito de Aceguá, Marcus Peti comenta que a Fronteira Encantada tem como finalidade atingir resultados aos moldes do que já é realizado em outras zonas de fronteira, como Sant’Ana do Livramento/Rivera e Jaguarão/Rio Branco, que possuem eventos já fixados no calendário anual. Agora, Aceguá também passa a ter. “Este ano, nosso evento vai ser um dia, mas quem sabe em outro, em dois ou três dias. É uma festa que vai se perpetuar e entrar para o calendário oficial da Prefeitura, sempre no mês de dezembro”, antecipa.

O slogan da atual administração municipal é “Aceguá sem Fronteiras”. Com base nesse cenário que Peti detecta o potencial turístico e econômico a ser explorado, se iniciativas e eventos como o Fronteira Encantada ocorram com mais frequência. “Aceguá é uma cidade turística comercialmente nos dois lados. Uruguaio vem pra cá, brasileiro vai pra lá. Trata-se de uma união de povos que poucas cidades imaginam como seria. Brasileiros e uruguaios são aceguaenses, é um lugar único. Queremos alavancar esse turismo de compras e, a cada ano, tentar um evento maior. Assim, construir essa aliança em prol do desenvolvimento do município”, finaliza.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br